O Kiss realizou o show final da turnê de despedida “End of The Road” no dia 2 de dezembro de 2023, no Madison Square Garden, em Nova York, nos Estados Unidos. Apesar das expectativas dos fãs, nenhum ex-membro da banda apareceu ou foi mencionado na apresentação. A única “surpresa” esteve no anúncio da continuação do legado do grupo por meio de avatares.
No mês anterior, o guitarrista Ace Frehley já havia deixado claro que não participaria. Ainda assim, uma parcela do público ficou decepcionada. Durante recente entrevista ao podcast Talk is Jericho, Paul Stanley explicou por que ele e os colegas sequer citaram os antigos integrantes na derradeira performance.
Segundo o vocalista e guitarrista, especificamente a ausência de Ace e do baterista Peter Criss envolveu “muitos motivos”. Além disso, certos ex-colegas, provavelmente os próprios, fizeram “exigências irreais” que inviabilizaram a ideia de uma colaboração no palco.
Conforme transcrição da Blabbermouth, o Starchild disse:
“Para ser um pouco diplomático, houve pessoas que fizeram exigências irreais sobre o que precisavam. E não se tratava disso. Não era, por exemplo, uma celebração do início da banda. Era uma comemoração dos 50 anos da banda e não um tributo ao começo. Então, no que diz respeito a Ace e Peter, eles não estiveram presentes por muitos motivos. E eu já disse isso cem vezes e direi mais cem: não poderíamos estar aqui hoje sem o que esses caras fizeram e também não poderíamos estar aqui hoje com eles.”
Quando perguntado sobre referenciar ou homenagear outros músicos, como o guitarrista Bruce Kulick — que reclamou publicamente por sequer ter sido convidado para assistir ao show — e o saudoso baterista Eric Carr, Stanley afirmou que, ao seu ver, não havia sentido prestar tal tributo. Ele comenta:
“Acho que a melhor maneira de homenagear todos é sermos o melhor que pudermos. O que faríamos? Exibir vídeos no telão e colocar fotos? O fato é que estávamos lá e estávamos lá por causa de todos que participaram do Kiss, alguns mais do que outros. O verdadeiro tributo a todos é a nossa existência.”
Ausência de ex-membros do Kiss em show final
Ace Frehley alegou que nunca foi chamado formalmente para participar do show final do Kiss. Em entrevista à estação de rádio Ozzy’s Boneyard, do sistema pago SiriusXM, o guitarrista solo e criador do personagem Spaceman declarou:
“Quer saber? Esses caras usaram meu nome e o nome de Peter meses atrás, dizendo que nos convidaram para tocar no último show. Mas eu nunca recebi um telefonema e sei que Peter também não. Eles apenas disseram isso para vender ingressos. Recentemente Paul Stanley fez declarações negativas sobre nós. A última foi dizendo que estragaríamos o show caso fôssemos, o que é realmente um insulto.”
Peter Criss também argumentou o mesmo. À rádio 94.7 WCSX, o baterista lamentou não ter feito parte do momento:
“Fiquei desapontado que Ace e eu não tenhamos sido chamados para tocar algumas músicas. Mesmo assim, estou em um bom momento da vida, muito feliz e orgulhoso do que os quatro fundadores do Kiss criaram.”
Em contrapartida, o baixista e vocalista Gene Simmons reforçou o convite para Ace até mesmo no X/Twitter, em menção direta ao músico. No podcast italiano Linea Rock (via Classic Rock), em junho de 2023, o Demon revelou que tanto o guitarrista quanto o baterista recusaram por diversas vezes a proposta de juntar-se aos mascarados no bis do show.
“Os fãs mais velhos se perguntam sobre Ace e Peter. Bem, eu perguntei a Ace e Peter algumas vezes: ‘Vocês querem tocar com a gente no bis? Querem participar de alguns shows?’. Ambos disseram que ‘não’. Mas sempre serão bem-vindos.”
De acordo com Simmons, rolou uma reunião na casa de Paul Stanley para discutir a oferta. Porém, Frehley só concordou em tocar na apresentação final se Tommy Thayer, seu substituto, não estivesse no palco — exigência que a banda não acataria, como revelado em entrevista a Daniel Dutra para a edição 279 da Roadie Crew:
“Chegamos a fazer uma reunião na casa do Paul, e Ace disse que a única forma de ele tocar seria se o Tommy fosse proibido de estar no palco, e dissemos que isso não aconteceria. Falamos ao Ace que ele seria mais do que bem-vindo a se juntar a nós durante o bis, para celebrarmos todos juntos, e ele disse ‘não’.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.