...

Por que Bruce Dickinson disse que Iron Maiden é melhor que Metallica

Vocalista da Donzela de Ferro realizou a comparação polêmica quando voltou à formação da banda em 1999

Ao voltar para Iron Maiden em 1999 juntamente do guitarrista Adrian Smith, Bruce Dickinson queria chamar atenção. Animado com a gravação do álbum “Brave New World” (2000), o vocalista resolveu fazer uma comparação polêmica na tentativa de mostrar o quão seguro estava com a nova fase da banda. 

À época, o cantor afirmou que o Iron Maiden era melhor do que o Metallica. Mesmo sendo um fã de James Hetfield e companhia.

- Advertisement -

À MusicRadar, Dickinson relembrou o caso e explicou por que soltou a provocação. Ele disse:  

“Eu estava perfeitamente tranquilo com toda a situação. Eu disse: ‘é claro que vamos ser melhores que o Metallica’. E eu amo o Metallica de paixão, mas falei isso só pra deixar todo mundo put#, tipo: ‘vocês vão prestar atenção nisso, porr#!’.”

Sua intenção era criar expectativas para o disco “Brave New World”. Ao seu ver, o projeto tinha um caráter especial e diferente dos demais: 

“A mensagem era: ‘quando nos reunirmos, o álbum vai ser especial, não vai ser apenas uma repetição previsível de um monte de clichês’. E, graças a Deus, não foi. Aquele álbum, ‘Brave New World’, foi realmente um esforço coletivo da banda.”

Na autobiografia “Para Que Serve Esse Botão? Bruce Dickinson, Uma Autobiografia” (2017), o vocalista também comentou o fato. Já na obra, ele reconheceu que a declaração veio com um “toque de arrogância”:

“Estávamos energizados como banda. Soltei o verbo sobre o Metallica na frente da imprensa. Houve muita polêmica. Precisávamos voltar a ser outsiders. O Maiden não podia ser apenas a banda que está voltando, mas a que não tem papas na língua. Um toque de arrogância? Para falar a verdade, é isso mesmo.”

Quando perguntado a respeito pela Rolling Stone em 2017, Dickinson ressaltou que tudo não passou de um estímulo ao público. Até porque, segundo o próprio, o Maiden possui uma boa relação com o Metallica: 

“Olha, eu tenho plena consciência de que quando você diz algo na imprensa, as pessoas vão pegar no seu pé. A coisa sobre o Metallica, para ser bem sincero, foi só uma grande provocação. Temos uma ótima relação com o Metallica. Não foi direcionado a eles, e sim ao resto do mundo, para dizer: ‘Estamos de volta e estamos falando sério. Estamos tão certos disso que vamos dizer algo bem ousado, então por que você não vem ao show e descobre por si mesmo? Nós te desafiamos’. É desafiar as pessoas e eu sou o vocalista. Esse é o meu trabalho. É o que eu faço. Soou arrogante? Sim, mas se você é o vocalista do Iron Maiden, deve ser arrogante o tempo todo, faz parte do jogo.”

Iron Maiden e Metallica

Apesar de tais argumentos, Bruce Dickinson chegou a dizer que, de fato, achava que o Iron Maiden era melhor do que o Metallica. Em 2011, à Metal Hammer, o vocalista declarou:

“É preciso não ter medo. Vou me meter em problemas ao declarar que o Iron Maiden é melhor que o Metallica… mas é verdade! Eles podem ser maiores, vender mais ingressos e levar a classe média burguesa para seus shows, mas não são como nós e ponto final. Se vou me transformar em um babaca por dizer isso, vamos em frente.”

Posteriormente, em 2014, Lars Ulrich respondeu ao comentário durante conversa com o The Guardian. Usando um tom bem-humorado, o baterista deixou claro que não havia problemas:

“Eu jamais contestaria isso. Eu sempre apoiarei Bruce Dickinson seja lá qual besteira ele disser. É parte da diversão. Então, vai Iron Maiden! Beleza.”

De qualquer forma, as duas bandas já demonstraram admiração uma pela outra. De acordo com Bruce, nenhum outro grupo teve a coragem de fazer o que Metallica fez no álbum homônimo, conhecido como “Black Album”, lançado em 1991. À Classic Rock em 2021, pontuou:

“Judas Priest, Pantera e nós chegamos a uma encruzilhada onde tivemos a chance de realmente dar um passo além. Mas nenhum de nós teve a coragem de fazer isso. O Metallica teve […]. É um daqueles álbuns seminais onde tudo está certo. É extremamente bem-produzido e cada nota naquele álbum está totalmente sob controle. Admiro como eles fizeram isso e o que fizeram com as músicas. Foi muito efetivo: sem dúvidas, ajudou a empurrar o metal para o mainstream.”

Em 2008, James Hetfield compareceu ao programa de Bruce Dickinson na Radio 6 Music, do conglomerado midiático BBC. O áudio completo da conversa pode ser conferido no player abaixo:

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Bruce Dickinson disse que Iron Maiden é melhor que Metallica
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades