Ao voltar para Iron Maiden em 1999 juntamente do guitarrista Adrian Smith, Bruce Dickinson queria chamar atenção. Animado com a gravação do álbum “Brave New World” (2000), o vocalista resolveu fazer uma comparação polêmica na tentativa de mostrar o quão seguro estava com a nova fase da banda.
À época, o cantor afirmou que o Iron Maiden era melhor do que o Metallica. Mesmo sendo um fã de James Hetfield e companhia.
À MusicRadar, Dickinson relembrou o caso e explicou por que soltou a provocação. Ele disse:
“Eu estava perfeitamente tranquilo com toda a situação. Eu disse: ‘é claro que vamos ser melhores que o Metallica’. E eu amo o Metallica de paixão, mas falei isso só pra deixar todo mundo put#, tipo: ‘vocês vão prestar atenção nisso, porr#!’.”
Sua intenção era criar expectativas para o disco “Brave New World”. Ao seu ver, o projeto tinha um caráter especial e diferente dos demais:
“A mensagem era: ‘quando nos reunirmos, o álbum vai ser especial, não vai ser apenas uma repetição previsível de um monte de clichês’. E, graças a Deus, não foi. Aquele álbum, ‘Brave New World’, foi realmente um esforço coletivo da banda.”
Na autobiografia “Para Que Serve Esse Botão? Bruce Dickinson, Uma Autobiografia” (2017), o vocalista também comentou o fato. Já na obra, ele reconheceu que a declaração veio com um “toque de arrogância”:
“Estávamos energizados como banda. Soltei o verbo sobre o Metallica na frente da imprensa. Houve muita polêmica. Precisávamos voltar a ser outsiders. O Maiden não podia ser apenas a banda que está voltando, mas a que não tem papas na língua. Um toque de arrogância? Para falar a verdade, é isso mesmo.”
Quando perguntado a respeito pela Rolling Stone em 2017, Dickinson ressaltou que tudo não passou de um estímulo ao público. Até porque, segundo o próprio, o Maiden possui uma boa relação com o Metallica:
“Olha, eu tenho plena consciência de que quando você diz algo na imprensa, as pessoas vão pegar no seu pé. A coisa sobre o Metallica, para ser bem sincero, foi só uma grande provocação. Temos uma ótima relação com o Metallica. Não foi direcionado a eles, e sim ao resto do mundo, para dizer: ‘Estamos de volta e estamos falando sério. Estamos tão certos disso que vamos dizer algo bem ousado, então por que você não vem ao show e descobre por si mesmo? Nós te desafiamos’. É desafiar as pessoas e eu sou o vocalista. Esse é o meu trabalho. É o que eu faço. Soou arrogante? Sim, mas se você é o vocalista do Iron Maiden, deve ser arrogante o tempo todo, faz parte do jogo.”
Iron Maiden e Metallica
Apesar de tais argumentos, Bruce Dickinson chegou a dizer que, de fato, achava que o Iron Maiden era melhor do que o Metallica. Em 2011, à Metal Hammer, o vocalista declarou:
“É preciso não ter medo. Vou me meter em problemas ao declarar que o Iron Maiden é melhor que o Metallica… mas é verdade! Eles podem ser maiores, vender mais ingressos e levar a classe média burguesa para seus shows, mas não são como nós e ponto final. Se vou me transformar em um babaca por dizer isso, vamos em frente.”
Posteriormente, em 2014, Lars Ulrich respondeu ao comentário durante conversa com o The Guardian. Usando um tom bem-humorado, o baterista deixou claro que não havia problemas:
“Eu jamais contestaria isso. Eu sempre apoiarei Bruce Dickinson seja lá qual besteira ele disser. É parte da diversão. Então, vai Iron Maiden! Beleza.”
De qualquer forma, as duas bandas já demonstraram admiração uma pela outra. De acordo com Bruce, nenhum outro grupo teve a coragem de fazer o que Metallica fez no álbum homônimo, conhecido como “Black Album”, lançado em 1991. À Classic Rock em 2021, pontuou:
“Judas Priest, Pantera e nós chegamos a uma encruzilhada onde tivemos a chance de realmente dar um passo além. Mas nenhum de nós teve a coragem de fazer isso. O Metallica teve […]. É um daqueles álbuns seminais onde tudo está certo. É extremamente bem-produzido e cada nota naquele álbum está totalmente sob controle. Admiro como eles fizeram isso e o que fizeram com as músicas. Foi muito efetivo: sem dúvidas, ajudou a empurrar o metal para o mainstream.”
Em 2008, James Hetfield compareceu ao programa de Bruce Dickinson na Radio 6 Music, do conglomerado midiático BBC. O áudio completo da conversa pode ser conferido no player abaixo:
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.