Do doom metal ao grunge, afinações mais baixas não são exatamente novidade no rock. São incorporadas pelo menos desde os tempos iniciais do Black Sabbath. No entanto, Gene Simmons afirma que o Kiss adotou a prática antes mesmo do heavy metal e a popularizou.
Em entrevista ao Zak Kuhn Show (com transcrição do Ultimate Guitar), o vocalista e baixista relembrou os primórdios da banda mascarada. Segundo ele, o uso de afinação mais baixa — especificamente com todas as cordas afinadas meio tom abaixo do padrão — surgiu a partir de uma necessidade.
Inicialmente, ele conta:
“Diferente de outras bandas, nós corríamos pelo palco em saltos plataforma de 20 centímetros. O peso e o esforço físico de fazer essas coisas te deixam constantemente sem fôlego. Não sei se você já viu vídeos antigos ou algo assim, onde fazemos todos aqueles movimentos, indo e voltando. Era um show que demandava muito fisicamente.”
De acordo com Gene, tal esforço físico fez o grupo optar por afinações mais baixas, que facilitariam a performance vocal. O músico continuou a explicação:
“E nós percebemos no começo que nossas vozes começavam a sumir se você afinava em ‘A440’ (Lá a 440 Hz, a convencional), o que os músicos vão entender. Então, começamos a baixar meio tom. Daí, podíamos alcançar as notas altas. Na época em que fizemos nossa última turnê, deixamos a afinação um tom inteiro abaixo.”
A influência segundo Gene Simmons
De acordo com Gene Simmons, a necessidade da afinação mais baixa se tornou uma tendência para artistas que vieram depois. Sem nenhum traço de modéstia, como de costume, o músico creditou ao Kiss a influência sobre a cena grunge de Seattle e citou até o Metallica como exemplo de bandas que seguiram esses passos. Gene afirmou:
“Bem, nós não apenas começamos a fazer isso antes que houvesse algo chamado ‘metal’ ou as coisas de Seattle, nós fizemos para salvar nossas vozes. E então se tornou comum. Então, quando você ouvir o Metallica e todo mundo, eles baixam a afinação porque soa mais pesado e maior.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.