Os Ramones viraram uma das maiores referências do punk mundial. Surgida em 1974, a banda mudou a história do rock e virou parte da cultura pop, não só pelas músicas, mas pela estética e logomarcas.
Todavia, demorou para que o grupo alcançasse sucesso na maior parte dos países. Por exemplo, o álbum de estreia homônimo disponibilizado em 1976, um dos mais importantes de sua carreira, ganhou disco de ouro nos Estados Unidos apenas em 2014, quase 40 anos depois de seu lançamento.
Inclusive, Eddie Vedder lamenta o reconhecimento tardio dos Ramones. Conversando com a Spin Magazine em 2005, o vocalista do Pearl Jam afirmou que a banda merecia muito mais atenção do que recebia, mencionando a célebre vinda do grupo para o Brasil em março de 1996 como responsável por fazer jus aos músicos.
Conforme compartilhado pela Far Out Magazine, o cantor explicou:
“Pelo que entendi ao conversar com pessoas como Johnny e Marky [Ramone], os primeiros punks estavam esperando colher os frutos do movimento. Mas [a carreira deles] nunca realmente decolou. Os Ramones nunca dominaram as rádios como deveriam, nem tocaram em arenas como mereciam. Mas eles eram gigantes no Brasil – fui com eles para lá uma vez em turnê e havia milhares de pessoas cercando o hotel. Era assim que deveria ter sido no mundo todo.”
Ramones — e Eddie Vedder — no Brasil
Ao todo, foram seis apresentações dos Ramones no país. Três delas ocorreram no finado Olympia em São Paulo, enquanto as demais foram distribuídas individualmente entre Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes e Santo André.
Quem teve a ideia de chamar Vedder, que passaria o primeiro semestre daquele ano de folga do Pearl Jam, para acompanhar os integrantes na turnê foi o guitarrista Johnny Ramone. Durante entrevista para o jornal Folha de S. Paulo, o cantor relembrou:
“Era muito amigo de Johnny. Mas passei a maior parte do tempo no hotel, ou no carro. Vi Dee Dee (Ramone, baixista) se desentender com alguém e bater nele… Os Ramones, no Brasil, tinham a atenção que mereceriam receber no resto do planeta. Mas eles viajaram muito ao Brasil, então isso se justifica.”
O fim da banda
O último show dos Ramones aconteceu em agosto de 1996. Não há possibilidade de reunião, visto que os quatro integrantes originais estão mortos. Joey partiu em 2001, Dee Dee em 2002, Johnny em 2004 e Tommy em 2014.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
Eu acho o contrario, acho eles superestimados de mais.