Após mudarem-se da Escócia para a Austrália, os irmãos Angus e Malcolm Young cresceram em uma casa localizada na 4 Burleigh Street, em Burwood, Sydney, onde formaram o AC/DC em 1973. Acidentalmente, a propriedade — considerada um patrimônio histórico — foi demolida sem que os responsáveis soubessem disso.
Por virar um ponto de visitação dos fãs da banda, o local entrou para a lista de casas históricas do National Trust, organização beneficente e de conservação do patrimônio e da natureza, em 2013. Como repercutido pelo jornal Herald Sun, promotores então compraram a residência em fevereiro de 2023 por cerca de US$ 3,64 milhões (aproximadamente R$ 22,1 milhões na cotação atual).
Porém, a Burwood Square Pty Ltd, construtora responsável pela posse, não sabia desse passado e derrubou a residência no fim de 2024. Em comunicado, o gerente geral Leon Kmita afirmou que a companhia só descobriu toda a relação do lugar com o AC/DC depois do ocorrido.
Na nota, o funcionário pediu desculpas aos fãs e escreveu:
“Em nome da equipe da Burwood Square, gostaria de expressar nosso profundo pesar por termos apenas agora descoberto o significado cultural da antiga casa do AC/DC , uma das bandas mais icônicas da história da música. À medida que desenvolvíamos os planos para este espaço, realizamos consultas a registros de patrimônio, além de colaborarmos com especialistas na área. Infelizmente, a conexão histórica com o AC/DC não foi identificada naquela fase, e lamentamos que o antigo proprietário não tenha compartilhado conosco essa parte vital do histórico da propriedade. Lamentamos sinceramente esse descuido.”
Segundo Kmita, a empresa busca maneiras de homenagear o AC/DC. Para isso, estão recuperando materiais advindos da demolição para a criação de um espaço especial e entrando em contato com a “família Young, grupos de fãs e especialistas culturais”.
“Embora não possamos mudar o passado, estamos dedicados em celebrar esta parte significativa da história do AC/DC Agora estamos recuperando materiais da demolição para criar um espaço especial, como um café, bar ou casa de shows, onde os fãs podem se reunir para celebrar o legado duradouro da banda. Também estamos comprometidos em buscar uma colaboração com a família Young, grupos de fãs e especialistas culturais para garantir que nossa homenagem seja significativa e respeitosa.”
Por sua vez, em outra declaração, o Conselho de Burwood explicou que, apesar da importância, a residência não tinha qualquer registro oficial que comprovasse sua relevância:
“Como a casa não é um patrimônio listado ou protegido pela legislação local ou estadual, já que o National Trust é uma organização comunitária, não governamental, sem autoridade estatutária, a propriedade não tem proteções executáveis.”
A casa de Angus e Malcolm Young e a origem do AC/DC
Conforme divulgado pela Billboard, os irmãos Young chegaram em território australiano em 1963. Começaram a viver na casa em questão em 1965, depois de passarem por outras propriedades no subúrbio.
Por lá, Angus e Malcolm desenvolveram seus talentos musicais. De acordo com o The Sydney Morning Herald, a família continuou no local até 1977.
Em maio de 2024, após ganhar um mural especial na mesma rua idealizado pela artista Claire Foxton, o AC/DC compartilhou uma imagem da casa nas redes sociais. Dizia a legenda da publicação:
“Foi aqui que tudo começou há 50 anos, na 4 Burleigh Street, no subúrbio de Burwood, em Sydney.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.