...

As diferenças entre Bon Scott e Brian Johnson, segundo Angus Young

Segundo guitarrista, ambos os cantores apresentam características distintas e marcantes tanto no campo profissional quanto no pessoal

Em 1980, o AC/DC enfrentou o desafio de substituir o saudoso vocalista Bon Scott, que havia falecido aos 33 anos. Após um período de audições, Brian Johnson acabou assumindo o posto e conseguiu não só a aprovação dos colegas, mas também sucesso num geral – permanecendo na banda até hoje. 

Apesar de ambos os cantores terem realizado o trabalho com maestria, há claras diferenças entre eles, tanto pessoal quanto profissionalmente. No passado, o próprio Angus Young detalhou os principais contrastes. 

- Advertisement -

Conversando com a Classic Rock em 1992, como resgatado pela Far Out Magazine, o guitarrista, primeiro, elencou as características mais marcantes de Bon no campo artístico. Diferente de seu substituto, o falecido vocalista dava uma atenção maior ao ritmo das canções, além de ter um estilo de composição único.

Ele disse: 

“Do ponto de vista musical, a principal diferença era que Bon se apoiava muito no ritmo quando cantava. Seu outro grande talento era compor letras. Para mim, Bon foi provavelmente um dos letristas mais subestimados, mesmo que você possa dizer que músicas como ‘The Jack’ sejam sem conteúdo. Para mim, eram poesia. E ele costumava chamá-las de poesia também — poesia de banheiro.”

Já no dia a dia, a principal distinção entre os integrantes estava no senso de humor e na maneira com que as pessoas o percebiam. Angus explicou: 

“Pessoalmente, eles tinham um senso de humor diferente. O de Bon era mais sutil. Você ficava se perguntando sobre o que ele estava falando e, meia hora depois, começava a rir sem parar quando finalmente entendia. O Brian é igualmente inteligente, mas o humor dele é mais direto. Você entende na hora.”

Bon Scott, Brian Johnson e AC/DC

Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, Brian Johnson contou a história sobre como acabou indo parar no AC/DC após a morte de Bon Scott.

Tudo começou com uma estranha ligação de uma mulher, com sotaque alemão, oferecendo a ele uma audição em Londres. Brian Johnson relutou em aceitar, conforme o próprio se recorda:

“Eu disse: ‘eles são uma grande banda, mas eu tenho 32 anos e passei do meu prazo de validade, eles não vão ter interesse, será uma viagem perdida.”

Aproveitando um trabalho de gravação de um comercial de aspirador de pó que também ocorreria em Londres, Johnson acabou indo fazer o teste com a banda. Malcolm Young, no livro “AC/DC: A Biografia”, relembrou o dia do teste:

“Estávamos esperando enquanto pensávamos: ‘Cadê esse tal de Brian? Ele deveria estar aqui há uma hora’. ‘Oh, ele? Ele está lá embaixo jogando sinuca com os roadies’. Pensamos: bem, pelo menos ele joga sinuca.”

A audição envolveu músicas como “Whole Lotta Rosie” e “Nutbush City Limits” (Ike and Tina Turner). Malcolm destacou:

“Ele cantou as músicas de forma incrível e colocou um pequeno sorriso em nossos rostos – pela primeira vez desde Bon. Então, começamos a trabalhar com ele.”

Brian, por sua vez, conta que a situação não foi tão simples assim. Eles fizeram audições em dois dias diferentes com ele – que, paralelamente a isso, tinha que continuar com seu negócio automotivo. Só que o “sim” acabou chegando. À revista Classic Rock, ele comentou:

“Nunca vou esquecer do dia em que fui aceito. Era aniversário do meu pai e eu estava jogando sinuca em um pub. Voltei para casa e não tinha ninguém, meus pais tinham saído. Mal(colm) ligou e disse: ‘temos um álbum para fazer, vamos sair daqui algumas semanas, então, se você quiser…’ Eu falei: ‘o trabalho é meu?’. Ele disse que sim e eu falei que iria desligar, pedindo para que ele me ligasse em 10 minutos para eu ter certeza de que não era trote. Ele concordou, ligou de novo e perguntou se eu iria. Ele ainda não havia dito as palavras! Mal não era assim. Era: ‘você vem ou não?’. Eu comemorei tanto que comprei uma garrafa de uísque para meu pai, de aniversário, e tomei um baita copo. Estava tão empolgado, mas não tinha ninguém para contar a novidade.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAs diferenças entre Bon Scott e Brian Johnson, segundo Angus Young
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades