O que Eddie e Alex achavam de “Van Halen” como nome de banda 

Baterista confirmou que o vocalista David Lee Roth foi quem sugeriu a ideia no início da década de 1970

O Van Halen foi batizado com o sobrenome do baterista Alex Van Halen e do saudoso guitarrista Eddie Van Halen. Porém, não era esse o nome original.

Depois de fundarem a banda, os irmãos utilizaram outras alcunhas, a mais notória sendo Mammoth. O vocalista David Lee Roth sugeriu a mudança ainda no início da década de 1970. 

- Advertisement -

Em sua autobiografia “Crazy from the Heat”, lançada em 1997, o cantor revelou que a inspiração veio do Santana, nomeado assim por causa do guitarrista e líder Carlos Santana. Na página 61 do livro, ele explicou:

“Foi minha ideia chamar a banda de Van Halen. Eles queriam chamá-la de Rat Salad, por causa da música do Black Sabbath. Eu disse: ‘não’. Eu sentia que o nome Van Halen era como o nome Santana.” 

Alex confirmou a história. Durante recente entrevista ao podcast Talk Is Jericho, o baterista destacou que Roth realmente surgiu com a denominação.

Quem também tentou dar pitaco foi Gene Simmons, baixista e vocalista do Kiss, responsável por “ter descoberto” o grupo em 1976. Segundo artigo do jornal L.A. Times, o linguado queria chamá-los de Daddy Longlegs à época. 

Conforme transcrição da Guitar, o músico relembrou: 

“Podemos dar os créditos para Dave, acredite ou não. Foi ele quem sugeriu o nome. Alguns anos depois de começarmos a ganhar certo reconhecimento na área de Los Angeles, Gene Simmons disse: esse nome parece de uma empresa de mudanças’. Ele queria que mudássemos o nome para ‘Virus’ ou algo assim. Ele estava do nosso lado. Então você dá um pouco mais de peso à opinião dele do que daria para a de outra pessoa. Mas simplesmente não soava certo. Então, mantivemos Van Halen.”

De início, o baterista e o irmão achavam que o nome “soava estranho” e muito egocêntrico. Porém, aos poucos, se convenceram de que daria certo: 

“Soava estranho, meio egomaníaco. E isso simplesmente não representava quem Ed e eu éramos. Mas acabamos nos acostumando com a ideia. E o resto é história.”

“Brothers”, o livro de Alex Van Halen

Alex Van Halen disponibilizou uma autobiografia no último dia 22 de outubro. Intitulado Brothers, o livro escrito pelo baterista é uma “carta de amor” ao irmão Eddie Van Halen, guitarrista e parceiro de banda falecido em 2020.

Além das edições físicas e digitais, a obra também ganhou um audiobook. Inclusive, a versão em áudio ficou marcada por uma música inédita gravada pelo saudoso guitarrista. A canção recebeu o título de Unfinished (em tradução livre, “inacabada”). Conforme a descrição, foi o último material que os dois compuseram juntos.

“Brothers” saiu em inglês, no exterior, pela editora HarperCollins, com 240 páginas, que incluem “fotos nunca antes vistas” retiradas dos arquivos particulares do baterista. Em comunicado, o próprio destacou:

“Eu estive com ele desde o primeiro dia. Compartilhamos um toca-discos, uma casa de 75 metros quadrados, uma mãe, um pai e uma ética de trabalho. Mais tarde, compartilhamos a parte de trás de um ônibus de turnê, o alcoolismo, a experiência de se tornar famoso… e de passar mais horas no estúdio do que passei fazendo qualquer coisa nesta vida.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO que Eddie e Alex achavam de “Van Halen” como nome de...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades