Muitos fãs do Linkin Park estranharam a ausência de Rob Bourdon na reunião da banda. O baterista estava na formação desde seu começo e simplesmente não apareceu no evento que anunciou o retorno, ainda em setembro.
Os agora ex-colegas sequer ofereceram alguma explicação ao público durante a livestream, que contou com um show completo estreando a nova formação. O comunicado oficial apenas citava Colin Brittain como novo baterista, além de Emily Armstong nos vocais.
Pouco tempo depois, Mike Shinoda trouxe uma explicação. De acordo com o vocalista, multi-instrumentista e produtor, foi uma decisão do próprio ficar de fora da nova etapa da carreira do grupo.
A ausência de Rob Bourdon
Explicou Mike Shinoda à Billboard:
“Rob nos disse em um ponto, acho que foi há alguns anos, que ele queria se distanciar da banda. E nós entendemos isso — já era aparente. Ele estava começando a aparecer menos, a ter menos contato, e eu sei que os fãs também notaram. No relançamento de ‘Hybrid Theory’ e o lançamento de ‘Papercuts’ ele não apareceu para nada.”
Mike deixa claro ter ficado decepcionado. Porém, prefere respeitar a decisão.
“Para mim, como amigo, isso foi triste. Mas, ao mesmo tempo, quero que ele faça o que o deixa feliz. E obviamente todos desejam o melhor para ele.”
Colin Brittain, o substituto de Rob Bourdon
O produtor e compositor Colin Brittain, figura conhecida dos bastidores da indústria, assumiu as baquetas. Sobre ele, Shinoda diz:
“Ele está tocando bateria ao vivo. É seu instrumento principal, mas ele também toca guitarra, baixo e teclado, além de produzir e mixar. Temos uma maneira parecida de olhar para a música, de começar do zero, e eu realmente gostei de trabalhar com ele e trocar ideias.”
Após os ensaios iniciais, a consequência natural foi que o novo integrante se juntasse ao processo criativo.
“Quando começamos realmente a juntar material para o que estava por vir, foi natural dizer a ele: ‘Colin, estamos fazendo música, você deveria vir até aqui’.”
A nova fase do Linkin Park
O Linkin Park agora conta com Mike Shinoda (voz e vários instrumentos), Emily Armstrong (voz), Colin Brittain (bateria), Joe Hahn (DJ), Dave “Phoenix” Farrell (baixo) e Brad Delson (guitarra). Este último participa apenas das atividades em estúdio, sendo substituído ao vivo por Alex Feder.
“From Zero”, novo álbum do grupo, foi disponibilizado nesta sexta-feira (15), data em que acontece o primeiro de dois shows no Allianz Parque, em São Paulo — a ser transmitido ao vivo no Multishow e Globoplay. A segunda apresentação será realizada no sábado (16).
Outros quatro shows acontecem no país em novembro de 2025. Apenas as datas e as cidades foram reveladas até o momento, com pré-venda para o fã-clube LPU nesta segunda-feira (18).
- 08/11/2025: Rio de Janeiro
- 10/11/2025: São Paulo
- 13/11/2025: Brasília
- 15/11/2025: Porto Alegre
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.