...

O melhor produtor de rock da história segundo Rick Rubin

Para profissional, um certo colega de profissão conseguiu tornar-se o mais bem-sucedido na área por ter iniciado a carreira no R&B

Rick Rubin trabalhou com inúmeras lendas. Ao longo de sua carreira, o histórico produtor esteve ao lado de nomes como Black Sabbath, Metallica, System of a Down, Slayer e Aerosmith. Porém, na opinião do profissional de estúdio, não há dúvidas de quem ocupa o posto de melhor produtor de rock da história — e não é ele mesmo.

Conversando com a Music Radar, o próprio fez questão de enaltecer Robert John “Mutt” Lange, mais conhecido por comandar álbuns como “Highway to Hell” (1979) e “Back in Black” (1980), do AC/DC, e “Pyromania” (1983) e “Hysteria” (1987), do Def Leppard. Ao seu ver, o colega de profissão sul-africano acabou tornando-se o mais bem sucedido no gênero e há um motivo para isso. 

- Advertisement -

Inicialmente, Rubin destacou a função de um produtor em trabalhos de rock e hip hop. Ele comenta:

“Em um disco de rock, o trabalho do produtor está nos arranjos, em extrair a melhor performance do artista e fazer com que o som fique o melhor possível. Já em um disco de rap, o produtor muitas vezes é responsável pela criação de toda faixa.”

Na sequência, veio a menção a Mutt Lange. O americano diz:

“Além disso, a experiência de ter trabalhado com rap ou qualquer tipo de black music faz com que os discos de rock fiquem muito melhores. Foi o caso do ‘Mutt’ Lange. Quando ele produziu o AC/DC, ele só havia trabalhado com R&B antes. Ele nem gostava de rock ‘n’ roll. E desde então ele provavelmente se tornou o maior produtor de rock ‘n’ roll de todos os tempos.”

Conforme publicado pela Classic Rock, Lange começou a carreira colaborando com bandas que incorporavam elementos do R&B, como Graham Parker and The Rumour. Além do AC/DC, o produtor também ganhou fama pelos discos criados ao lado do Foreigner (“4”), Bryan Adams (“Waking Up the Neighbours”) e sua ex-esposa Shania Twain.

Sobre Rick Rubin

Como mencionado, Rick Rubin colaborou com grandes nomes como Red Hot Chili Peppers, Metallica, System of a Down, Slayer, Aerosmith, Beastie Boys, Johnny Cash e Linkin Park. Apesar do currículo bem-sucedido, ele já gerou controvérsias no meio artístico.

O baixista Geezer Butler, por exemplo, acredita que suas contribuições não foram das melhores no álbum final do Black Sabbath, “13” (2013). Ao mesmo tempo, o vocalista Corey Taylor também deixou claro seu descontentamento com o profissional no terceiro disco do Slipknot, “Vol. 3: (The Subliminal Verses)” (2004). 

Josh Klinghoffer, ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers, foi outro que não gostou de trabalhar com Rubin, como pontuou em entrevista ao Vinyl Writer Music. Quando questionado sobre “I’m With You” (2011), seu álbum de estreia na banda, disse:

“No caso de ‘I’m With You’, eu sinto que Rick Rubin foi mais um obstáculo do que uma ajuda. Ele me disse uma vez: ‘eu só quero ajudar as músicas a serem as melhores que podem ser’. Eu deveria ter dito: ‘bem, então peça ao seu motorista para vir te buscar’.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO melhor produtor de rock da história segundo Rick Rubin
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades