...

A música mais psicodélica do Pink Floyd, segundo Nick Mason

Composição faz parte do álbum de estreia da banda britânica, “The Piper at the Gates of Dawn”

Antes de ser um gigante do rock progressivo – rótulo que acabou superando e se livrando ao adotar uma sonoridade toda própria –, o Pink Floyd abraçou influências psicodélicas. Tendo o vocalista e guitarrista Syd Barrett como mente principal no início da carreira, a banda embarcou em “viagens” que geraram momento que reverberam entre os fãs até hoje, mesmo não se tratando de sua fase mais popular.

O álbum de estreia, The Piper at the Gates of Dawn (1967), simboliza o período com exatidão. Sai justamente dele o momento que Nick Mason considera aquele em que o grupo mais se aprofundou nos aspectos que caracterizaram o que buscavam nos primórdios.

- Advertisement -

Em depoimento resgatado pelo Far Out Magazine, o baterista declarou:

“Há muita confusão de rótulos entre ‘psych’ e ‘prog’, que eu sempre pensei que fossem coisas muito diferentes. ‘Interstellar Overdrive’ é o Pink Floyd no seu momento mais psicodélico. É sempre divertida de tocar. Tem a mesma estrutura que você encontra em uma música clássica de jazz – você toca a melodia, improvisa em torno dela e então a repete no final.”

Nick Mason segue tocando “Interstellar Overdrive” com seu projeto Nick Mason’s Saucerful of Secrets, onde se dedica a resgatar o material dos primeiros discos, que acabaram sendo deixados de lado após o estouro comercial nos anos 1970.

Pink Floyd e “The Piper at the Gates of Dawn”

Primeiro álbum cpompleto do Pink Floyd, “The Piper at the Gates of Dawn” mostrava toda a influência psicodélica e experimental do vocalista e guitarrista Syd Barrett, figura que tomou a linha de frente das ideias. O título foi retirado do 7º capítulo do livro “O Vento Nos Salgueiros”, de Kenneth Grahame, escrito em 1908.

As sessões aconteceram no lendário estúdio Abbey Road e contaram com uso de técnicas inovadoras para a época, como reverberação através de câmaras de eco e duplicação de pistas de áudio.

A versão americana contou com tracklist diferente e incluiu a faixa “See Emily Play”, lançada como single avulso no Reino Unido. O trabalho chegou ao sexto lugar da parada britânica, onde ganhou disco de ouro.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA música mais psicodélica do Pink Floyd, segundo Nick Mason
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades