Antes de ser um gigante do rock progressivo – rótulo que acabou superando e se livrando ao adotar uma sonoridade toda própria –, o Pink Floyd abraçou influências psicodélicas. Tendo o vocalista e guitarrista Syd Barrett como mente principal no início da carreira, a banda embarcou em “viagens” que geraram momento que reverberam entre os fãs até hoje, mesmo não se tratando de sua fase mais popular.
O álbum de estreia, “The Piper at the Gates of Dawn” (1967), simboliza o período com exatidão. Sai justamente dele o momento que Nick Mason considera aquele em que o grupo mais se aprofundou nos aspectos que caracterizaram o que buscavam nos primórdios.
Em depoimento resgatado pelo Far Out Magazine, o baterista declarou:
“Há muita confusão de rótulos entre ‘psych’ e ‘prog’, que eu sempre pensei que fossem coisas muito diferentes. ‘Interstellar Overdrive’ é o Pink Floyd no seu momento mais psicodélico. É sempre divertida de tocar. Tem a mesma estrutura que você encontra em uma música clássica de jazz – você toca a melodia, improvisa em torno dela e então a repete no final.”
Nick Mason segue tocando “Interstellar Overdrive” com seu projeto Nick Mason’s Saucerful of Secrets, onde se dedica a resgatar o material dos primeiros discos, que acabaram sendo deixados de lado após o estouro comercial nos anos 1970.
Pink Floyd e “The Piper at the Gates of Dawn”
Primeiro álbum cpompleto do Pink Floyd, “The Piper at the Gates of Dawn” mostrava toda a influência psicodélica e experimental do vocalista e guitarrista Syd Barrett, figura que tomou a linha de frente das ideias. O título foi retirado do 7º capítulo do livro “O Vento Nos Salgueiros”, de Kenneth Grahame, escrito em 1908.
As sessões aconteceram no lendário estúdio Abbey Road e contaram com uso de técnicas inovadoras para a época, como reverberação através de câmaras de eco e duplicação de pistas de áudio.
A versão americana contou com tracklist diferente e incluiu a faixa “See Emily Play”, lançada como single avulso no Reino Unido. O trabalho chegou ao sexto lugar da parada britânica, onde ganhou disco de ouro.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.