Rick Rubin é conhecido pelo comportamento um tanto quanto peculiar. O lendário produtor adota uma abordagem em estúdio que já desagradou nomes como Black Sabbath e Corey Taylor (Slipknot). Para Pete Townshend, o profissional deveria até mesmo levar um tabefe devido à atitude profissional.
Durante participação no podcast “Rockonteurs”, o guitarrista do The Who refletiu sobre o processo de criatividade para diferentes artistas e mencionou o trabalho de Rubin. Apesar de nunca ter colaborado diretamente com o produtor, o músico acompanha de perto o seu método e acredita que não necessariamente seja o mais eficaz.
Conforme transcrição da Ultimate Guitar, ele explicou:
“Você vê muita gente enchendo o saco sobre como você deve ser criativo. Alguém precisa, de vez em quando, dar um tabefe no Rick Rubin, porque uma hora diz que devemos fazer o que quisermos, e, depois, diz que não devemos fazer isso ou aquilo.”
Por outro lado, o guitarrista concorda com a visão do produtor a respeito do processo de composição. Mencionando diretamente uma de suas falas, o integrante do The Who opinou:
“Como Rick Rubin diz com toda razão, assim como muitos outros especialistas em criatividade, o processo de composição tem que ser divertido. Tem que ser prazeroso. Tem que ser algo que você ama fazer. Ao mesmo tempo, o resultado precisa ser algo que goste, mas que não necessariamente qualquer outra pessoa também vá gostar.”
No ano passado, Rick publicou o livro “The Creative Act: A Way of Being” cuja temática aborda a criatividade. Segundo a NME, a obra sugere que “a arte só é pura se feita para o próprio artista e não para um público”.
Sobre Rick Rubin
Rick Rubin colaborou com grandes nomes como Red Hot Chili Peppers, Metallica, System of a Down, Slayer, Aerosmith, Beastie Boys, Johnny Cash e Linkin Park. Apesar do currículo bem-sucedido, ele já gerou controvérsias no meio artístico.
O baixista Geezer Butler, por exemplo, acredita que suas contribuições não foram das melhores no álbum final do Black Sabbath, “13” (2013). Ao mesmo tempo, o vocalista Corey Taylor também deixou claro seu descontentamento com o profissional no terceiro disco do Slipknot, “Vol. 3: (The Subliminal Verses)” (2004).
Josh Klinghoffer, ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers, foi outro que não gostou de trabalhar com Rubin, como pontuou em entrevista ao Vinyl Writer Music. Quando questionado sobre “I’m With You” (2011), seu álbum de estreia na banda, disse:
“No caso de ‘I’m With You’, eu sinto que Rick Rubin foi mais um obstáculo do que uma ajuda. Ele me disse uma vez: ‘eu só quero ajudar as músicas a serem as melhores que podem ser’. Eu deveria ter dito: ‘bem, então peça ao seu motorista para vir te buscar’.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.