...

Pete Townshend abre o jogo sobre depressão e pensamentos suicidas diários

Guitarrista do The Who abandonou terapia e encontrou alternativa, mas reforça: "o que funciona para mim não necessariamente funcionará para você"

Pete Townshend abriu o jogo recentemente sobre saúde mental. Abordando o assunto, o guitarrista do The Who revelou que lida com pensamentos suicidas diários e que sofre do que chama de “depressão química”.  

Conversando com o jornal The Sunday Times, o músico afirmou que, quando acorda de manhã, tem “pensamentos realmente suicidas”. Porém, se levantar mais cedo da cama, entre 2h e 5h da manhã, já não se sente tão mal, pois ainda está no “mesmo estado do dia anterior”. 

- Advertisement -

Normalmente, o artista precisa de 30 minutos para voltar à realidade e deixar de lado os pensamentos sombrios. Conforme o NME, ele explicou a respeito da rotina:  

“Eu tomo umas duas xícaras de chá, dois biscoitos — aparentemente equivalentes a 17 cubos de açúcar — e me sinto feliz. Se eu começar a escrever nos meus diários antes de tomar minha xícara de chá, vou pintar um quadro muito sombrio da minha vida. Tirando o fato de que eu tenho tudo que eu quero e preciso. E eu realmente tive uma vida extraordinária.”

Na década de 1980, o músico fez terapia por três anos. No entanto, acabou dispensando a terapeuta por achar que o método não funcionava para ele, como pontuado:

“Depois do terceiro ano, percebi que a mulher que me atendia só tinha dito umas três palavras. Eu estava apenas ouvindo a mim mesmo. Agora, simplesmente escrevo diários. Toda manhã, de certo modo, me reconstruo com chá, café e algumas pílulas de vitaminas.”

Isso não quer dizer, contudo, que Pete esteja recomendando o mesmo para outras pessoas com problemas de saúde mental. O artista compreende a eficácia da terapia de uma forma geral.

“Acho que por causa das mídias sociais em particular, compartilhamos descuidadamente não apenas nossas ansiedades, mas também talvez nossas soluções. Somos um pouco descuidados com isso porque o que funciona para mim não necessariamente funcionará para você.”

** No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV), associação civil sem fins lucrativos, oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, gratuitamente, 24 horas por dia. Qualquer pessoa que queira e precise conversar, pode entrar em contato com o CVV, de forma sigilosa, pelo telefone 188, além de e-mail, chat e Skype, disponíveis no site www.cvv.org.br.

Pete Townshend e a depressão na década de 1980

Anteriormente, à revista Uncut em 2015, o guitarrista havia relembrado o período em questão. Segundo o próprio, à época, estava “muito deprimido e estressado”: 

“Tive um período em 1980/1981 em que estava experimentando bebidas bem pesadas. Estava muito, muito deprimido, sobrecarregado. Pensei nisso recentemente, quando Steve Strange morreu. Eu o adorava. Fui ao clube dele uma vez, com a ex-mulher de Ronnie Wood. Acabei tomando alguma coisa ou recebendo uma injeção com alguma coisa. Tive uma overdose. Meu motorista me levou ao hospital. Me deram uma daquelas injeções grandes de adrenalina. Acordei com uma maldita agulha de quinze centímetros no peito. Eles realmente deveriam ter chamado a polícia. Mas, enfim. Então, eu realmente morri… quase morri.”

The Who atualmente

Os fãs do The Who estavam apreensivos após recente declarações onde o guitarrista Pete Townshend parecia apontar que a banda encerraria atividades. Porém, o líder e principal compositor parece ter ponderado a situação e adotou uma postura mais positiva em relação ao futuro.

Durante entrevista ao jornal britânico The Standard, o músico revelou ter conversado com o vocalista Roger Daltrey – único outro membro oficial da banda no momento – e começado a planejar o ano de 2025. Sobrou até espaço para uma declaração de amor, algo raro na relação dos dois.

Ele disse, conforme repercussão do Blabbermouth:

“Eu me encontrei com Roger para almoçar algumas semanas atrás. Estamos em boa forma. Nós nos amamos. Estamos ficando um pouco franzidos, mas definitivamente faremos algo no ano que vem.”

Questionado se estaria falando sobre um álbum ou turnê, Townshend revelou haver uma divergência na dupla.

“O lado do álbum… Roger não está interessado. Mas eu adoraria fazer outro álbum e posso tentar convencê-lo.”

“Who”, trabalho de inéditas mais recente do duo, saiu em 2019. Chegou ao 2º lugar nos Estados Unidos e 3º no Reino Unido, onde faturou disco de ouro.

Em relação a show, Pete garante que a ideia é fazer algo mais “direto” em comparação às performances mais recentes.

“As últimas grandes turnês que fizemos foram com uma orquestra completa, o que foi glorioso, mas agora estamos ansiosos para fazer barulho, bagunçar e cometer erros.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasPete Townshend abre o jogo sobre depressão e pensamentos suicidas diários
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades