A reflexão de Paul Stanley sobre ter “perdido a voz” nos últimos anos

Músico do Kiss deixou claro que não é mais o mesmo das décadas passadas e fez uma analogia com o esporte

Paul Stanley precisou lidar com críticas quanto à sua voz nos últimos anos. Depois de tantas décadas em atividade, o cantor e guitarrista do Kiss passou a ter problemas vocais, apresentando dificuldades para atingir tons mais agudos e até mesmo manter a afinação.

Em 2011, o cantor enfrentou uma cirurgia nas cordas vocais no intuito de se recuperar. Mais recentemente, foi acusado de usar playback na turnê de despedida “End of the Road”, realizada entre 2019 e 2023.

- Advertisement -

No alto de seus 72 anos, o próprio artista tem consciência de que a sua voz não é mais a mesma. No entanto, isso não significa que ele, necessariamente, ache que devesse parar de cantar por isso. 

Durante entrevista ao programa “Rock of Nations”, comandado por Dave Kinchen e Shane McEachern, o Starchild deixou claro que não é mais aquele cantor da década de 1970. Fazendo uma analogia com o esporte, ele disse conforme transcrição da Rock Celebrities:

“Eu estaria mentindo se dissesse que sou o cantor que eu era 20, 30 anos atrás. 50 anos atrás? Claro que não. Nenhum lutador é o mesmo que era, nenhum jogador de basquete também.”

Em seguida, o vocalista refletiu sobre o direito de cada artista em decidir quando é o momento certo de parar. Ao seu ver, o público pode ficar insatisfeito com o desempenho de alguém que costumava admirar, mas impor qualquer tipo de regra quanto à situação é “ridículo”: 

“Acho que todos nós temos o direito de decidir o que fazemos e por quanto tempo. O público tem o direito de parar de acompanhar. Mas o resto é uma escolha individual. Acho engraçado quando ouço alguém dizer: ‘ah, eu gostaria que fulano se aposentasse do esporte ou do entretenimento porque quero ficar com a lembrança de como ele era no passado’. Bem, se é isso que você quer, pare de assistir. Mas impor essa vontade é ridículo.”

Paul Stanley: vocalista x atleta

Para ilustrar a questão, Paul Stanley usou a mesma comparação entre performar no palco e ser um atleta em ocasiões anteriores. Conversando com o G1 em 2015, por exemplo, o vocalista e guitarrista não só fez a analogia, como ainda citou Pelé:

“Ninguém canta da forma como já fez, não é possível. Nenhum atleta tem o mesmo desempenho de sempre, esse é o lado humano da coisa. Robert Plant, Roger Daltrey [The Who], [David] Coverdale [Whitesnake], a lista continua. Não é uma questão de soar como fazia há 20, 30 ou 40 anos, só importa que cante bem. Sua voz muda, tom muda, o que quer que seja muda e isso se torna irrelevante. O que importa é: ‘você está satisfazendo seus fãs?’. Muhammad Ali foi o mesmo lutador por toda sua carreira? Não! Pelé foi [o mesmo jogador]? Não. Isso é parte de ser um ser humano.”

Já para o cantor Richard Marx em 2020, como parte da série “Social Distancing”, mencionou o exemplo do álbum ao vivo “Alive!” (1975) (via Blabbermouth):

“Minha voz é o que era há 20 anos, 30, 40? Não, um grande atleta não consegue replicar o que fez em seus primeiros anos. Portanto, tendo a pensar em mim dessa forma. Porque os vocais que fiz no passado quase eram de natureza atlética, e não é possível fazer da mesma forma neste momento. Alguém virá até mim e dirá: ‘Você não soa como em ‘Kiss Alive’. Isso foi há quase 50 ou 45 anos. E eu disse, ‘se você deseja me ouvir soar assim, coloque o álbum.’ Hoje isso não é mais possível.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA reflexão de Paul Stanley sobre ter “perdido a voz” nos últimos...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades