...

John Lennon considerou montar banda com Eric Clapton em 1971

Saudoso integrante do Fab Four escreveu uma carta — agora colocada em leilão — ao guitarrista, o convidando para fazer parte da Plastic Ono Band

John Lennon tinha uma relação próxima com Eric Clapton. O integrante dos Beatles e o guitarrista eram grandes amigos e trocavam correspondências. Em uma carta datada de setembro de 1971, que está sendo leiloada pela International Autograph Auctions Europe SL, o saudoso Beatle levantou até a possibilidade de montar uma banda com o outro músico. 

Conforme compartilhado pela Rolling Stone, o registro escrito à mão contém oito páginas, além de diferentes caligrafias, erros e correções. A cópia em questão ficou com Lennon e não há informações sobre a versão final enviada para Clapton. O preço estimado é de cerca de US$ 157 mil (cerca de R$ 914 mil na cotação atual). 

- Advertisement -

No texto, o falecido cantor explica que entrou em contato com Klaus Voormann, Jim Keltner, Nicky Hopkins e Phil Spector para criar um grupo fixo — no caso, a Plastic Ono Band — e que gostaria que o guitarrista também se juntasse à formação. À época, Clapton vivia um período difícil, já que enfrentava o vício em heroína.   

Diz um dos primeiros parágrafos:

“Você já deve saber que Yoko e eu admiramos muito você e sua música, desde sempre. Quando decidimos [montar uma banda], é claro que tínhamos você em mente. Eu realmente sinto que eu/nós podemos trazer à tona o melhor de você. Não só segurança financeira ou outra ajuda, mas principalmente em relação à música. Acredito que junto de Klaus, Jim, Nicky, Phil, Yoko, vocês conseguiram fazer o som que colocaria de volta o rock ´n´ roll em alta.

Nós dois passamos pelo mesmo tipo de m#rd@/dor que eu sei que você passou. E eu sei que poderíamos ajudar um ao outro nesse sentido, mas principalmente Eric, eu sei que posso trazer à tona algo ótimo. Na verdade, algo ainda melhor do que já tem sido evidente em sua música.”

A ideia era que realizassem juntos uma turnê por meio de um navio. Lennon já tinha todos os planos esquematizados, o que até mesmo incluía a saúde do amigo, como detalhou:

“Contrataremos a EMI ou uma boa empresa cinematográfica para financiar um grande navio com 30 pessoas a bordo (incluindo a tripulação). Levamos conosco um equipamento de gravação de 8 canais (o meu provavelmente) e equipamento de filme. Podemos ensaiar no caminho. Gravamos se quisermos, tocamos em qualquer lugar que quisermos […]. Não queremos trabalhar sob tanta pressão a ponto de nos sentirmos mortos no palco […]. Levaremos médicos com a gente no caso de qualquer tipo de incômodo.”

Ao final, o membro do Fab Four ressaltou a preocupação e o respeito com o Slowhand e reforçou a proposta: 

“Por favor, não tenha medo. Entendo muito bem o sentimento de paranoia, mas acho que poderia fazer bem a você trabalhar com pessoas que te amam e te respeitam, e isso vem de todos nós.”

No fim das contas, Clapton não aceitou a oferta, por motivos desconhecidos. Mas, de qualquer maneira, o guitarrista chegou a tocar ao vivo com a Plastic Ono Band em setembro de 1969, no festival Toronto Rock and Roll Revival, e participou do single “Cold Turkey”.

Eric Clapton e Beatles 

De acordo com áudios das sessões do “Let It Be” (1971), John Lennon estava determinado a colocar Eric Clapton como guitarrista dos Beatles se George Harrison, que havia se demitido, não retornasse em uma semana.

Os últimos anos da banda ficaram marcados por brigas e saídas temporárias de integrantes, que acabavam retornando logo depois. Foi o caso de Harrison, zangado com um “controlador” Paul McCartney. O guitarrista confirmou que deixaria o grupo em 16 de janeiro de 1969, em meio às gravações do que viria a ser “Let It Be”.

Em outubro de 2021, o jornal Daily Mail teve acesso a uma sequência de áudios das sessões daquele período. Em um desses registros, é possível ouvir Lennon, em conversa com Macca e Ringo Starr, reclamando da ausência de Harrison.

“(A atitude de George foi) uma ferida purulenta e nós permitimos que ela ficasse mais profunda e nem demos bandagens a ela. Acho que se George não voltar (até a semana que vem), nós devemos pedir a Eric Clapton para tocar.”

Vale lembrar que, antes disso, Clapton havia colaborado com os Beatles na música “While My Guitar Gently Weeps”, composição do próprio Harrison lançada no “White Album”, de 1968. O então guitarrista do Cream gravou o solo da faixa.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesJohn Lennon considerou montar banda com Eric Clapton em 1971
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

1 COMENTÁRIO

  1. Como citado na matéria acima, Clapton já trabalhou com Lennon nos Beatles e no show Toronto 1969. Mas nunca se tornou um membro fixo da ‘Plastic Ono Band’, e abaixo, esses seriam alguns dos motivos:

    Clapton já estava focado em sua própria carreira além do Cream, Blind Faith, e posteriormente, Derek and the Dominos. Portanto, ele já tinha um cronograma cheio com muitas colaborações musicais.
    Enquanto a Plastic Ono Band tinha um foco musical mais fluido, mais ”experimental”, com rotação de músicos em vez de um line-up fixo.

    Embora Clapton e Lennon compartilhassem um respeito mútuo, Clapton pode ter sentido que seu estilo e objetivos musicais não se alinhavam completamente com a linha vanguardista, e improvisada da banda de Lennon, e a influência de Yoko Ono com avant-garde e arte performática.
    Portanto, não era exatamente, uma rejeição pessoal por parte de Clapton, mas sim de prioridades e interesses artisticos divergentes.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades