...

Quando Geezer Butler foi demitido do Black Sabbath — e Bill Ward deu o recado

Baixista acabou desligado da banda em 1977, mas voltou poucas semanas depois como se nada tivesse acontecido

No fim da década de 1970, o Black Sabbath enfrentava um período difícil. À época, a banda havia descoberto um esquema enorme de falcatruas sendo feitas por seu então empresário Patrick Meehan. Diante dos problemas, sobretudo financeiros, não é de se espantar que o clima interno estivesse complicado.

Chegou ao ponto de Geezer Butler ter sido demitido da banda em 1977. Durante entrevista ao site LifeMinute TV, o baixista não só relembrou o fato, mas contou até mesmo quem o deu o recado: o baterista Bill Ward — também responsável por comunicar a demissão do vocalista Ozzy Osbourne em 1979. 

- Advertisement -

Conforme transcrição da Ultimate Guitar, o músico, primeiramente, forneceu um contexto daquele momento: 

“Naquela época, todo mundo estava completamente fora de si o tempo todo. Tínhamos vendido milhões de álbuns e lotado milhares de shows pelo mundo. Ainda assim, quase não tínhamos dinheiro e meio que percebemos que estávamos sendo enganados pela gestão.”

Então, o baixista detalhou o dia em que acabou despedido da banda. Curiosamente, em vez de ficar com raiva, o artista confessou que sentiu “alívio” devido à pressão com a qual os integrantes estavam lidando. Ele explicou:

“Acho que as pessoas só queriam procurar um culpado para toda a situação. E calhou de ser eu na época. Bill Ward veio até minha casa e disse: ‘Ah, a propósito, você está demitido’. Perguntei o motivo e ele disse: ‘Você parece não estar mais interessado’. Na verdade, senti alívio porque estávamos sob tanta pressão naquela época. Provavelmente, foram as melhores duas semanas que tive em anos [risos]. Pude simplesmente relaxar e não pensar em negócios, em fazer álbuns, ou qualquer coisa assim.”

Arrependimento — ou esquecimento

Porém, no fim das contas, os colegas parecem ter ficado arrependidos. Ou até mesmo tomaram a decisão de cabeça quente.

Isso porque menos de um mês após o ocorrido, o próprio Bill ligou para Geezer para chamá-lo para um ensaio como se nada tivesse acontecido. O baixista relembrou:

“Umas duas ou três semanas depois, o Bill me liga e pergunta: ‘Onde você está? Estamos aqui ensaiando’. E eu respondi: ‘Você me demitiu da banda’. E ele disse: ‘Ah, é, esqueci disso’. Então, fui para o ensaio, ninguém disse nada sobre o assunto, apenas continuaram como se nada tivesse acontecido.”

A demissão de Geezer Butler do Black Sabbath

A história da demissão temporária de Geezer Butler já é conhecida. À Rolling Stone em 2021, o baixista havia mencionado como Bill Ward o repassou a notícia, assumindo a posição de “homem de negócios” da banda:

“Bill gosta de ser o homem de negócios na banda. Ele que me disse que eu estava demitido. Quando eu estava de volta à Inglaterra, ele veio até a minha casa um dia. Ele disse: ‘Tivemos uma reunião com o resto dos caras e você está demitido.’ E então ele foi embora. Perguntei a Tony [Iommi, guitarrista] e Ozzy sobre isso e eles disseram que não sabiam do que eu estava falando.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando Geezer Butler foi demitido do Black Sabbath — e Bill Ward...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades