No fim da década de 1970, o Black Sabbath enfrentava um período difícil. À época, a banda havia descoberto um esquema enorme de falcatruas sendo feitas por seu então empresário Patrick Meehan. Diante dos problemas, sobretudo financeiros, não é de se espantar que o clima interno estivesse complicado.
Chegou ao ponto de Geezer Butler ter sido demitido da banda em 1977. Durante entrevista ao site LifeMinute TV, o baixista não só relembrou o fato, mas contou até mesmo quem o deu o recado: o baterista Bill Ward — também responsável por comunicar a demissão do vocalista Ozzy Osbourne em 1979.
Conforme transcrição da Ultimate Guitar, o músico, primeiramente, forneceu um contexto daquele momento:
“Naquela época, todo mundo estava completamente fora de si o tempo todo. Tínhamos vendido milhões de álbuns e lotado milhares de shows pelo mundo. Ainda assim, quase não tínhamos dinheiro e meio que percebemos que estávamos sendo enganados pela gestão.”
Então, o baixista detalhou o dia em que acabou despedido da banda. Curiosamente, em vez de ficar com raiva, o artista confessou que sentiu “alívio” devido à pressão com a qual os integrantes estavam lidando. Ele explicou:
“Acho que as pessoas só queriam procurar um culpado para toda a situação. E calhou de ser eu na época. Bill Ward veio até minha casa e disse: ‘Ah, a propósito, você está demitido’. Perguntei o motivo e ele disse: ‘Você parece não estar mais interessado’. Na verdade, senti alívio porque estávamos sob tanta pressão naquela época. Provavelmente, foram as melhores duas semanas que tive em anos [risos]. Pude simplesmente relaxar e não pensar em negócios, em fazer álbuns, ou qualquer coisa assim.”
Arrependimento — ou esquecimento
Porém, no fim das contas, os colegas parecem ter ficado arrependidos. Ou até mesmo tomaram a decisão de cabeça quente.
Isso porque menos de um mês após o ocorrido, o próprio Bill ligou para Geezer para chamá-lo para um ensaio como se nada tivesse acontecido. O baixista relembrou:
“Umas duas ou três semanas depois, o Bill me liga e pergunta: ‘Onde você está? Estamos aqui ensaiando’. E eu respondi: ‘Você me demitiu da banda’. E ele disse: ‘Ah, é, esqueci disso’. Então, fui para o ensaio, ninguém disse nada sobre o assunto, apenas continuaram como se nada tivesse acontecido.”
A demissão de Geezer Butler do Black Sabbath
A história da demissão temporária de Geezer Butler já é conhecida. À Rolling Stone em 2021, o baixista havia mencionado como Bill Ward o repassou a notícia, assumindo a posição de “homem de negócios” da banda:
“Bill gosta de ser o homem de negócios na banda. Ele que me disse que eu estava demitido. Quando eu estava de volta à Inglaterra, ele veio até a minha casa um dia. Ele disse: ‘Tivemos uma reunião com o resto dos caras e você está demitido.’ E então ele foi embora. Perguntei a Tony [Iommi, guitarrista] e Ozzy sobre isso e eles disseram que não sabiam do que eu estava falando.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.