Lá se vão quase 20 anos desde que um embate de pesos pesados do rock e do metal eclodiu durante o Ozzfest 2005. Irritada com uma série de ironias e deboches do vocalista Bruce Dickinson durante toda a turnê, Sharon Osbourne resolveu revidar na derradeira data do giro com participação do Iron Maiden.
Além de promover algumas estratégicas sabotagens ao som da banda, a empresária gerou notícias ao comandar uma sessão de arremessos de ovos em direção aos músicos. Ao final do show do grupo, subiu ao palco e tentou explicar o que havia acontecido, sendo vaiada.
O Trivium era uma das várias atrações do festival, aquele ano encabeçado pela formação original do Black Sabbath. Em entrevista à Metal Hammer, o vocalista e guitarrista Matt Heafy forneceu alguns detalhes sobre a participação – incluindo que precisaram pagar US$ 30 mil para se juntar ao evento.
Ele ainda revelou ter sido convidado a tomar parte nas ovadas:
“Alguns dias abríamos às 9 da manhã, mas lembro que no último com o Iron Maiden a turnê iria continuar, mas algumas pessoas da equipe do Ozzfest nos perguntaram: ‘Ei, vocês querem jogar ovos no Iron Maiden?’. Respondemos: ‘Por que diabos faríamos isso?’.”
A homenagem do Trivium ao Iron Maiden
Matt e companhia não apenas se recusaram como nas datas seguintes – já com o Velvet Revolver no lugar da Donzela de Ferro – se apresentaram com camisetas dos ídolos, além de incluir um cover de “The Trooper” no setlist. Foi o suficiente para que recebessem “o troco”.
“Fomos intimidados pela equipe do Ozzfest; eles passavam com seus carrinhos de golfe bem na nossa cara e atiravam terra em nós. Paolo [Gregoletto, baixista] quase foi preso em um dos shows. Foi uma época estranha; pagamos US$ 30 mil para sofrermos bullying como se estivéssemos no ensino médio!”
Heafy revelou que o grupo nunca mais foi considerado para integrar o lineup do festival itinerante – que está em hiato desde 2018. No entanto, ele conta que recentemente apareceu uma possibilidade.
“Disseram que se pedíssemos desculpas poderíamos ser levados em consideração para participar novamente.”
A versão de Ozzy e Sharon Osbourne
Durante entrevista à Billboard no último mês de julho, Sharon reafirmou o respeito ao Iron Maiden, deixando claro que a rusga era exclusiva com Bruce Dickinson.
“Era só o vocalista. Os outros caras da banda são ótimas pessoas. Não temos problema nenhum. Mas quando você tem um cantor que é tão consumido pela inveja do headliner, nunca dá certo.”
Tendo falado poucas vezes sobre o assunto, Ozzy Osbourne ofereceu sua visão em relação ao que aconteceu. Disse o Madman:
“Ele subia no palco, se dirigia ao público todas as noites e dizia coisas ruins. Era desrespeitoso. ‘Eu não aguento essas luzes do c*ralho’ e tudo isso. Se você não quer fazer o show, apenas diga: ‘Eu não quero fazer o show’. Mas é muito estúpido se você aceita e tudo o que faz é reclamar.”
Sharon admite que precisou ser fria para aguentar até o momento que considerou oportuno para uma retaliação.
“Eu apenas repetia: ‘Deixe-o falar, ele vai ter o que merece’. E ele teve no último dia.”
A “punição” a Bruce Dickinson
Durante toda a turnê pela América do Norte, Bruce usou shows de sua banda para seus tradicionais discursos irônicos. Em vários momentos, falou sobre como o grupo não precisava de reality shows para ter chegado onde estava – clara referência a “The Osbournes”, programa que trouxe uma nova onda de sucesso a Ozzy Osbourne, além de colocar sua família sob os holofotes.
Sharon ouviu tudo calada até o dia 20 de agosto de 2005. Na data em questão, o festival itinerante passaria por San Bernardino, Califórnia. Desde o começo do show, problemas no som foram facilmente perceptíveis. Cortes, entradas de pistas pré-gravadas e afins impediam o sexteto de oferecer seu melhor. Também houve espaço para invasões de palco.
Mas o que mais repercutiu foi o arremesso de dúzias de ovos nos músicos. A ação foi coordenada pela empresária com conhecidos. Durante a execução de “The Trooper”, Bruce Dickinson esbravejou:
“Vocês devem ter notado alguns idiotas sábios que decidiram que iriam ao supermercado e comprariam alguns malditos ovos e começariam a jogá-los em nós. Eu acho que eles pensaram que seria engraçado. Mas esta é uma p*rra de uma bandeira inglesa e essas cores não correm, seus idiotas! Se vocês virem alguém jogando alguma m*rda nessa banda e eles levantarem o braço, certifique-se de que, quando descer, esteja em dois pedaços para mim, sim?”
Sharon falou sobre as pessoas que a ajudaram na ocasião.
“Eu tinha feito tratamento contra o câncer na Califórnia e todas as enfermeiras que conheci durante meu ano de quimioterapia vieram ao show e disseram: ‘Podemos fazer alguma coisa por você?’. E eu disse: ‘Sim, vocês podem’. Eu as enchi com latas de sopa de feijão, vegetais, ovos, e disse: ‘Atirem no cantor’. E foi isso que fizeram. Foi minha maneira de dizer: ‘Você quer falar? Você acha que é inteligente? Bem, veja só, você vai ficar coberto de sopa de tomate em Los Angeles. Você está ganhando dinheiro para estar nessa turnê enquanto desrespeita quem dá nome a ela toda noite diante dos fãs’. Eu não gosto disso. Não está no espírito do que fazemos.”
Ozzy concluiu:
“Se você se sente mal com a turnê, apenas saia.”
Confira abaixo um pequeno compacto das bizarrices ocorridas na noite em questão.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.