Ozzy Osbourne e a esposa e empresária Sharon Osbourne criaram o Ozzfest em 1996. Bem-sucedido, o festival itinerante se tornou de extrema relevância no cenário do rock/metal e aconteceu em países como Estados Unidos e Japão. Black Sabbath, Slipknot, Pantera, Slayer, Linkin Park, System of a Down e muitas outras bandas participaram.
Curiosamente, o Ozzfest surgiu como uma espécie de “vingança” a outro evento: o Lollapalooza, fundado com a colaboração de Perry Farrell, frontman do Jane’s Addiction, em 1991.
Recentemente, à Billboard, Sharon revelou que quando tentou negociar uma aparição do marido no Lolla, recebeu a justificativa de que ele era “irrelevante”. Assim, decidiu provar o contrário.
Ela declarou:
“Em 1996, eu disse aos agentes do Ozzy: ‘Ozzy deveria estar no Lollapalooza’. Eles perguntaram a respeito e a resposta foi: ‘Ozzy não é relevante’. Eu disse, basicamente, ‘f#da-se, vou mostrar o quão relevante ele é’. Fiquei tão furiosa com a forma como o desrespeitaram como artista.”
Também partiu da empresária a ideia de escalar grupos novatos no lineup, como uma forma de trazê-los visibilidade, de acordo com Ozzy. Ele acrescentou:
“Eu sei como é começar uma banda. Quando o Sabbath começou, não conseguíamos agendar um show em lugar nenhum. Então Sharon disse: ‘teremos dois palcos, com grandes bandas e também bandas novas’. Foi uma ótima ideia.”
Ao site Stereogum em 2022, o próprio Madman já havia relembrado o ocorrido. Em suas palavras, a esposa ficou enlouquecida com toda a situação mencionada:
“Eu lembro que Sharon tentou me colocar no Lollapalooza e alguém respondeu: ‘Ozzy é meio que um dinossauro agora’. E ela ficou louca pra caralh# e disse: ‘nós faremos nosso próprio festival’. E funcionou!”
Ozzfest nos últimos anos
A edição mais recente do Ozzfest aconteceu em 2022 de forma virtual, como parte do Metaverse Music Festival. Participaram Ozzy Osbourne, Motörhead, Black Label Society, Skid Row e The Raven Age. A atração foi realizada no mundo virtual Decentraland, idealizado pela empresa Kraken.
Já no formato tradicional, a versão derradeira aconteceu em Inglewood, Califórnia, dia 31 de dezembro de 2018. Além do dono da festa, o palco principal contou com Marilyn Manson, Rob Zombie, Jonathan Davis (Korn) e Body Count. No secundário se apresentaram Zakk Sabbath, Devildriver e Wednesday 13.
Em episódio do “The Osbournes Podcast”, Sharon não descartou que o evento retome sua característica original, percorrendo diferentes roteiros mundo afora, no futuro. Sua filha, Kelly, também opinou, estabelecendo o seguinte diálogo:
“Sharon: Sim, é claro que pode voltar.
Kelly: Tudo se resume a se as bandas e empresários serão realistas em termos de quanto querem receber por tocar no festival.
Sharon: Verdade. É ótimo. Era isso que queríamos: que todos fizessem spin-offs e montassem seus próprios festivais, seria muito bom. Para os fãs, seria brilhante. Mas por que é que, quando se trata de nós, todo mundo pensa que somos trilionários, e então todo empresário que quer sua banda no nosso festival quer um dos malditos trilhões que eles acham que temos para colocar no festival?”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.