Na posição de um dos guitarristas mais populares de todos os tempos, Slash teve, naturalmente, a oportunidade de trabalhar com grandes cantores.
Em bandas, esteve ao lado de Axl Rose (Guns N’ Roses), Scott Weiland (Velvet Revolver) e Myles Kennedy (The Conspirators), por exemplo. A lista de parcerias é ainda mais forte: Ozzy Osbourne, Chris Cornell, Alice Cooper e Iggy Pop são alguns dos vários nomes com os quais colaborou.
Mas quais seriam os melhores cantores da história na opinião dele? Em entrevista de 2018 à Forbes, o guitarrista do GN’R elegeu seus quatro prediletos — uma dupla do rock e a outra de gêneros diferentes.
Os dois melhores vocalistas, no gosto pessoal do guitarrista, são Mick Jagger (Rolling Stones) e James Brown, o “padrinho do soul”. Porém, ele também prestou reverência a outros dois cantores com os quais trabalhou: Axl Rose, seu colega de Guns N’ Roses, e Michael Jackson.
Os melhores cantores para Slash
Na entrevista, ao comentar sobre suas escolhas, o músico da cartola declarou:
“Tenho que dar (o título) a Mick Jagger e James Brown. Sei que eles são muito parecidos, mas ambos eram muito comprometidos. E também Michael (Jackson). Axl (Rose) também é um dos melhores frontmen de todos os tempos. Eles estão tão comprometidos com o show e tão cientes da importância dessa dinâmica.”
Comentários sobre três dos quatro vocalistas
Em outras entrevistas, Slash chegou a comentar sobre três desses quatro artistas individualmente. Ao programa de rádio de Steve Jones (Sex Pistols), em 2019, por exemplo, ele falou sobre sua paixão pelos Rolling Stones.
“Sou um cara do rock. Black Sabbath é uma de minhas bandas favoritas, mas se eu tivesse que escolher qual meu disco favorito de todos os tempos, ficaria entre ‘Beggar’s Banquet’ (1968) ou ‘Let It Bleed’ (1969) dos Rolling Stones. Ou talvez ‘Sticky Fingers (1971), o ‘Beggar’s Banquet’ e o ‘Exile on Main Street’ (1972). Todos estes álbuns trazem minhas músicas favoritas de todos os tempos.”
Com relação a Michael Jackson, ele destacou em 2020 à Kerrang! que o chamado rei do pop era muito profissional e talentoso. Porém, na visão dele, o artista sofria muito com a pressão causada pela fama.
“Michael era tão profissional, um enorme talento, de alto patamar. Isso foi o principal: ele era musicalmente fluido. Em cima do palco, ele era muito profissional. Quando não estava trabalhando, ou estava produzindo ou algo do tipo, era quando você via como ele estava à mercê do próprio sucesso. Havia muitas pessoas, muitos bajuladores e muitas pessoas que só falavam ‘sim’. Dava para notar que ele sabia que 90% daquelas pessoas eram falsas. Eu sentia pena dele nesse sentido.”
Com relação a Axl Rose, Slash contou, também à Kerrang!, como foi a primeira vez que ouviu seu eterno parceiro de Guns N’ Roses cantando. Ele disse:
“Ouvi Axl pela primeira vez em uma fita cassete que Izzy (Stradlin) trouxe pra minha casa. Havia muito ruído e então entrou aquela voz bem alta e intensa. Minha primeira impressão é que era algo muito emocionante, tinha uma coisa melódica e de blues, que é bem raro neste tipo de vocal. Não era fácil achar alguém que conseguisse segurar aquela melodia de forma tão natural. Então fui assistir ele e Izzy. Não sabia que iria ver aquele mesmo cara da fita. Eles detonavam no palco, Izzy descia a guitarra no joelho fazendo slides enquanto Axl se contorcia, era muito f*da.”
Sobre Slash
Nascido em 23 de julho de 1965, na Inglaterra, Slash é notório por seu trabalho com o Guns N’ Roses, famosa banda de hard rock. Ele fez parte do grupo entre 1985 e 1996, retornando a partir de 2016.
Além do Guns, o guitarrista trabalhou em uma série de outros projetos. Entre 1994 e 2002, ele teve a banda Slash’s Snakepit. Em seguida, montou o Velvet Revolver, com dois ex-colegas de Guns – o baixista Duff McKagan e o baterista Matt Sorum – além do vocalista Scott Weiland (Stone Temple Pilots) e do guitarrista Dave Kushner.
Quando o Velvet Revolver acabou, em 2008, começou a apostar em uma carreira solo propriamente dita. Primeiro, lançou um álbum chamado “Slash” (2010), repleto de convidados, como Iggy Pop e Ozzy Osbourne. Depois, montou a banda de apoio Slash, Myles Kennedy and the Conspirators, com a qual também lançou uma série de discos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.