Muita gente achava que a venda de ingressos online acabaria com os problemas para os compradores. Porém, eles não poderiam estar mais longe da realidade. As maneiras de atrapalhar o consumidor apenas ficaram mais tecnológicas e seguem importunando pessoas em todo o planeta.
Um exemplo aconteceu no processo de comercialização de tíquetes para os shows da turnê “Oasis Live ‘25”, que marca o reencontro de Liam e Noel Gallagher. Iniciada neste sábado (31), a movimentação foi comparada ao caos gerado em 2022 pela “The Eras Tour”, de Taylor Swift.
Conforme repercutido pelo Consequence:
“Nos dias que antecederam a venda, os fãs foram obrigados a se inscrever em uma loteria de pré-venda para ter a chance de comprar ingressos. Estima-se que apenas 2,3% dos inscritos acabaram recebendo um código de compra. No entanto, aqueles sortudos o suficiente para avançar para a venda pública não tiveram um ingresso garantido.”
“Comportamento de bot” e variações de preços
Durante o dia, fãs relataram esperar em filas virtuais por até três horas. No fim, o site da Ticketmaster travou ou apresentou uma página de “Error 503”.
Outros foram redirecionados para uma página acusando-os de comportamento suspeito do tipo “bot”. Aconteceu inclusive com a política britânica Zarah Sultana, uma parlamentar do Partido Trabalhista.
A Ticketmaster também gerou revolta ao implementar uma opção de aumento de preço para ingressos selecionados. Essas entradas “In Demand Standing” custavam três a quatro vezes o valor padrão.
O Oasis alertou o público para que não compre ingressos em sites secundários, de revenda, como Viagogo e Stubhub. A própria banda aconselhou que fossem usados a plataforma Twickets ou o serviço Fan-to-Fan da Ticketmaster, que limita o valor das vendas.
No entanto, não havia ingressos disponíveis para compra no Twickets, enquanto revendedores secundários apresentavam várias opções. À BBC, o diretor administrativo global da Viagogo, Cris Miller, disse que “a revenda é legal no Reino Unido”.
Hotéis aproveitam para faturar alto
O setor de hotelaria também aproveitou o reencontro dos Gallagher para ganhar dinheiro em cima dos fãs. O Maldron Hotel, em Manchester, foi acusado de cancelar reservas e depois triplicar o preço dos quartos para pessoas que queriam remarcar.
Conforme registro do Far Out Magazine, consumidores teriam recebido a seguinte mensagem via e-mail:
“Estamos escrevendo para informá-lo sobre um problema com sua reserva no Maldron Hotel Machester City Centre. Devido a um erro técnico, você recebeu uma confirmação de uma reserva que não foi feita com sucesso. Infelizmente, não podemos acomodar sua reserva neste momento.”
Após uma série de reclamações nas redes sociais, o hotel se manifestou alegando falha técnica. O comunicado afirma:
“Devido a um erro técnico com nosso sistema em 26 e 27 de agosto de 2024, substancialmente mais quartos foram reservados do que estavam disponíveis para as noites dos shows do Oasis em 11/12/19/20 de julho de 2025 no Maldron Hotel Cathedral Quarter. Como resultado, não podemos honrar todas as reservas feitas nessas datas e estamos ativamente interagindo com os clientes em relação a essas reservas.”
No entanto, não foi explicado o motivo de os preços terem subido de forma abusiva na plataforma.
Sobre a turnê “Oasis Live ’25”
A agenda da turnê “Oasis Live ’25” conta com as seguintes datas anunciadas oficialmente:
- Cardiff Principality Stadium (País de Gales) – 4 e 5 de julho
- Manchester Heaton Park (Inglaterra) – 11, 12, 16, 19 e 20 de julho
- London Wembley Stadium (Inglaterra) – 25, 26 e 30 de julho e 2 e 3 de agosto
- Edinburgh Scottish Gas Murrayfield Stadium (Escócia) – 8, 9 e 12 de agosto
- Dublin Croke Park (Irlanda) – 16 e 17 de agosto
O retorno da parceria entre os irmãos Liam (voz) e Noel Gallagher (guitarra) foi confirmado na última terça-feira (27). As apresentações em 2025 serão as primeiras do grupo desde 2009. Até então, a última performance havia ocorrido no dia 22 de agosto do ano citado, no V Festival, em Weston-under-Lizard, na Inglaterra, poucos dias antes da separação oficial.
Um comunicado oficial à imprensa destaca que esta é a “etapa nacional” da turnê e que “os planos estão em andamento” para que ela vá além da Europa no final de 2025. O texto complementa:
“As armas silenciaram. As estrelas se alinharam. A grande espera acabou. Venha ver. Não será televisionado.”
Por enquanto, apenas os irmãos estão confirmados na formação do grupo. Rumores apontam para o uso do High Flying Birds como banda de apoio, além da participação de Paul “Bonehead” Arthurs, outro membro original.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.