De tempos em tempos surge alguma filmagem amadora inédita do Led Zeppelin. Porões vasculhados acabam revelando preciosidades que são tratadas pelo público quase como uma revelação sagrada. Esse sentimento se dá por um fator muito importante: o de a própria banda não ter feito muitos registros no formato.
Em entrevista de 2010 ao The Arts Desk, Jimmy Page reconheceu a falha na carreira do grupo. O assunto veio à tona quando a pauta girou em torno de arrependimentos na trajetória do quarteto, que teve sua existência oficial encerrada em 1980, com a morte do baterista John Bonham.
Disse o guitarrista, conforme resgate do Far Out Magazine:
“É uma pena que haja algumas coisas que, em retrospecto, não sejam suficientes: uma é uma filmagem ao vivo de nós, em algum tipo de formato além de ‘The Song Remains the Same’ [longa-metragem lançado em 1976], que foi realmente feita naquele momento. Não estou falando de algo que é montado agora.”
Outros registros do grupo foram compilados em “Led Zeppelin DVD”, disponibilizado em 2003 e “Mothership”, que saiu quatro anos mais tarde.
Led Zeppelin em livro
Um segundo arrependimento de Page é de cunho literário. Embora vários livros tenham sido lançados sobre a história da banda, ele entende que nenhum retratou fielmente o momento.
“E na época, talvez, eu acho que se alguém tivesse escrito um livro sobre o romance da época, na estrada…”
No entanto, Jimmy finaliza reconhecendo que provavelmente não aceitaria as ideias quando o grupo estava na ativa. Trata-se apenas de um erro de mindset do período.
Documentário adquirido pela Sony Music
Após anos de trabalho e negociações, o documentário “Being Led Zeppelin” foi adquirido pela Sony Classics Pictures para futuro lançamento cinematográfico. O filme combina filmagens ao vivo da banda em 1969 com entrevistas e gráficos repassando sua história. Prévias já haviam sido disponibilizadas no canal do grupo no YouTube.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.