A melhor música do Judas Priest segundo Rob Halford

Composição lançada em 1980 ajudou a projetar a banda no mainstream; “foi como um divisor de águas para o metal até certo ponto”, diz cantor

O Judas Priest já era uma instituição do hard rock/heavy metal na segunda metade dos anos 1970, contando com um público significativo entre os fãs do som pesado. Porém, não encontrava uma maneira de dar o salto definitivo rumo ao mainstream. A sorte virou de vez com o álbum “British Steel” (1980).

Ao ser questionado sobre qual seria sua canção preferida da história da banda, Rob Halford recorreu a um dos principais sucessos do disco. A faixa se tornou uma espécie de hino oficial do grupo, sendo referência até mesmo para quem não é um grande conhecedor de seus autores

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Disse o Metal God em 2014, ao Shortlist:

“Vou com ‘Breaking the Law’. Sabe, 17 álbuns (nota da redação: à época ‘Redeemer of Souls’ recém havia sido lançado), centenas e centenas de músicas, mas vou escolher uma que acho que foi um grande momento para nós. Veio do ‘British Steel’ e foi como um divisor de águas para o metal até certo ponto.”

O cantor reconhece que a ideia de criar algo mais acessível em busca da consagração foi um objetivo traçado. Ele afirma:

“Fizemos um disco muito conciso, curto — tem apenas 40 minutos de duração —, estávamos apenas tocando música após música. Então acho que é uma escolha muito boa. Foi difícil, mas creio que a maioria das pessoas conhece essa música – há um ótimo vídeo para ela também, então vou com ‘Breaking The Law’.”

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“Breaking the Law” foi o segundo single lançado para promover “British Steel”, após “Living After Midnight”. As duas alcançaram o 12º lugar na parada britânica, melhores desempenhos de compactos do Judas Priest até hoje.

Judas Priest e “British Steel”

Sexto disco de inéditas do Judas Priest, “British Steel” marcou a estreia do baterista Dave Holland, dando início à formação mais duradoura e bem-sucedida comercialmente da história da banda. A sonoridade mais acessível e a temática lírica focada em assuntos mundanos foram responsáveis pela consagração definitiva do grupo nos Estados Unidos, rendendo disco de platina.

As gravações ocorreram em Tittenhurst Park, antiga casa de campo com estúdio anexo de John Lennon e Yoko Ono, então pertencente a Ringo Starr. A última sessão de fotos dos Beatles e o videoclipe de “Imagine” foram registrados lá.

Foi o primeiro trabalho de estúdio do grupo a contar com o produtor Tom Allom, parceria que se repetiria diversas vezes nas décadas seguintes. Sem as maravilhas tecnológicas dos tempos atuais, o profissional e os músicos recorreram a sons de garrafas quebrando, tacos de bilhar, bandejas e talheres para gerar efeitos em faixas como a citada “Breaking The Law” e “Metal Gods”.

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João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

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