A repentina saída de Eloy Casagrande do Sepultura pegou todo mundo de surpresa — incluindo os próprios integrantes. Não demorou até que trouxessem Greyson Nekrutman como substituto do brasileiro — hoje no Slipknot —, mas a chegada do novo integrante causou alguma alteração no setlist da turnê de despedida “Celebrating Life Through Death”, que começaria poucas semanas após a alteração?
Um fã chamado Thales Pires fez essa pergunta, via Facebook, para a banda responder na edição de agosto de 2024 (#389) da revista Metal Hammer. Andreas Kisser explicou que algumas sugestões do ameicano foram consideradas para o repertório, mas com a preservação da ideia de cobrir toda a discografia, inclusive resgatando material antigo.
O guitarrista contou:
“Greyson trouxe suas sugestões, então refizemos (o setlist) contando com ele, mas não era muito diferente do que já tínhamos planejado. Ele estava ansioso para tocar as coisas novas, mas ‘Dusted’ e ‘Biotech is Godzilla’ são legais de tocar ao vivo pela primeira vez em algum tempo, e vamos adicionar mais na estrada. Nós tocamos ‘Mind War’, ‘False’ e até a jam de ‘Kaiowas’ que trouxemos de volta da turnê de ‘Chaos A.D.’ (1993).”
Andreas citou ainda um disco do Sepultura com músicas complicadas, mas que também marcará presença no setlist. Também falou do álbum ao vivo da turnê, que deve sair em algum momento.
“As músicas de ‘The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart’ (2013) são bastante complicadas, mas eventualmente gostaríamos de trazer faixas de todos os álbuns, porque estamos gravando todos os shows para fazer algo legal para o álbum ao vivo.”
Já Derrick Green preferiu apenas elogiar Nekrutman, que acabou por injetar sangue novo na banda. O vocalista do Sepultura afirmou:
“Greyson está definitivamente pronto para o desafio. Ele ter esse impulso de querer aprender essas músicas é incrível para nós, porque isso nos dá aquela energia para fazer as coisas que não fazíamos há muito tempo. Está acontecendo mais rápido do que eu poderia imaginar, e agora mesmo consigo vê-lo postando vídeos praticando músicas para adicionar ao set.”
Com apenas 22 anos, Greyson Nekrutman entrou para o Sepultura cerca de um mês antes da turnê de despedida começar. Até então, ele tocava com o Suicidal Tendencies, que chamou Jay Weinberg para o seu lugar. A vaga de Jay no Slipknot, por sua vez, foi preenchida por Eloy Casagrande, que saiu do Sepultura para isso, no que se tornou uma verdadeira dança das cadeiras.
Sepultura e “Celebrating Life Through Death”
O Sepultura segue na turnê “Celebrating Life Through Death”, que marca o encerramento de suas atividades. Além das datas de uma segunda etapa no Brasil sendo cumpridas no momento, América do Norte e Europa receberão o giro ainda em 2024. A expectativa é que o giro se estenda ao menos até o ano que vem.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.