A lenda da música que ensinou Mick Jagger a dançar

Vocalista dos Rolling Stones se notabilizou por requebrado em cima do palco, recorrendo a passos aprendidos com uma gigante

Mick Jagger é um grande cantor e a forma como ele soa atualmente, após mais de oito décadas de vida e seis de carreira, serve como comprovação. Porém, o vocalista dos Rolling Stones é igualmente reconhecido por outra habilidade: a de exercer função de frontman.

Mesmo em idade avançada, o artista inglês conduz plateias como poucos. Faz valer de uma disposição física invejável ao pular, correr e especialmente dançar durante os shows.

- Advertisement -

Quanto à última habilidade, sabe-se que o cantor dos Stones teve uma professora e tanto. Ninguém menos que Tina Turner é creditada como responsável por ensinar Jagger a dançar de fato no palco.

Em diversas situações ao longo das décadas, a cantora falecida em 2023 deu detalhes sobre a relação que tinha com o integrante dos Stones. Durante entrevista de 1997 a Larry King (via CheatSheet), por exemplo, a artista revelou como foi o primeiro contato com Jagger. 

“Minha primeira experiência [com ele] foi quando Mick Jagger entrou no camarim sem bater, e disse: ‘eu amo como vocês dançam’. Muitas vezes, ele entrava no camarim, mas sempre estávamos preparados porque nunca sabíamos quando ele estava entrando, mas é assim que Mick é.”

À revista Rolling Stone, Tina comentou que Mick sempre assistia a seus shows do canto do palco. Tal costume, segundo ela, influenciou o músico a desenvolver seus tradicionais passos de dança. 

“Lembro que eu não estava me misturando muito – Ike e eu estávamos tendo problemas na época e ficamos bravos um com o outro. Mas eu sempre via Mick do lado do palco. Eu pensei: ‘uau, ele deve realmente ser fã’. Eu saía e o assistia ocasionalmente; eles tocavam uma música e Mick tocava pandeiro. Ele não estava dançando. E eis que, quando ele veio para a América, ele estava fazendo tudo! Então eu sabia o que ele estava fazendo do lado do palco. Ele aprendeu muitos passos e eu tentei ensiná-lo a pipoca e outros passos que estávamos fazendo, mas ele não conseguia. Ele tem que fazer do jeito dele.”

Mick Jagger confirma

O próprio Mick Jagger já confirmou ter aprendido bastante com Tina Turner. Em publicação nas redes após a morte da cantora, o vocalista dos Rolling Stones disse:

“Estou tão triste com a passagem da minha maravilhosa amiga Tina Turner. Ela era verdadeiramente uma cantora e performer enormemente talentosa. Tina era inspiradora, calorosa, divertida e generosa. Ela me ajudou tanto quando eu era jovem, e eu nunca vou me esquecer dela.”

Dueto de Tina Turner

A colaboração com os Rolling Stones se estendeu para outras ocasiões. Em 1985, Tina Turner e Mick Jagger fizeram um dueto histórico durante o Live Aid.

Na biografia “Tina Turner: Minha história de amor” (via The Independent), a cantora ofereceu detalhes da ocasião, incluindo o momento curioso em que o rockstar arrancou sua saia no palco. 

Leia também:  Por que Robert Smith considerava Morrissey “o pior tipo de pessoa”

“Mick e eu nunca poderíamos ficar lá e só cantar – não éramos nós. Tivemos que fazer algo. Ele me olhou. Eu estava usando uma blusa de couro preto apertado e saia. Pude ver uma ideia travessa se formando. ‘Essa saia sai?’, ele perguntou maliciosamente. ‘O quê?’, respondi assustada… ‘Eu vou tirar sua saia’. Perguntei a ele o porquê, mas era tarde demais para conversar, Mick já havia se decidido. Não era como se algum cara aleatório tirasse minha saia. Eu era um garoto que eu conhecia há muito tempo.”

Por fim, para além da amizade e das colaborações, Turner elegeu Jagger como seu crush famoso em entrevista ao The Guardian em 2023.

“Eu sempre tive uma queda por Mick Jagger. Adorei quando fizemos turnê com os Rolling Stones.”

Sobre Tina Turner

Nascida em 26 de novembro de 1936, em Brownsville, nos Estados Unidos, Anna Mae Bullock ganhou o mundo sob o nome artístico de Tina Turner, por vezes referida como a “Rainha do Rock and Roll”. No início, ela se apresentava ao lado do cantor e guitarrista Ike Turner, formando o duo Ike & Tina Turner.

A dupla fez muito sucesso nos anos 60, e logo os dois se casaram. Mas a parceria na música e na vida seria encerrada em 1976. A partir da década de 80, Tina Turner se lançaria como artista solo, alcançando um sucesso ainda maior com álbuns como “Private Dancer” (1984) e “Break Every Rule (1986).

Tina também faria carreira como atriz, aparecendo em filmes como “Tommy” (1975), baseado no álbum do The Who de mesmo nome, e principalmente “Mad Max: Além da Cúpula do Trovão” (1985), onde também fez a trilha sonora. Em 1995, ela cantou a música tema de “007: Contra GoldenEye”, sempre mantendo sua ligação com o cinema.

Sobre Mick Jagger

Nascido em 26 de julho de 1943, em Dartford, Inglaterra, Sir Michael Philip Jagger, ou simplesmente Mick Jagger, é praticamente indissociável de sua banda, os Rolling Stones. Desde o início, ele foi o frontman e uma das principais mentes por trás da banda britânica, ao lado do guitarrista Keith Richards.

Além dos Stones, Jagger deu início a uma carreira solo nos anos 80, soltando projetos solo sempre que o tempo o permitia. O vocalista ainda teve uma curta e discreta carreira como ator nos anos 70, atuando em alguns filmes, mas nunca se afastou muito de sua banda principal, aparecendo em todos os lançamentos.

Jagger é lembrado como um frontman definitivo do rock, com sua presença de palco ousada e visual por vezes andrógino. Em anos mais recentes, ganhou fama de “pé frio” por ir em jogos de futebol e quase sempre apoiar o time que acabava perdendo, incluindo o Brasil, terra natal de um de seus filhos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA lenda da música que ensinou Mick Jagger a dançar
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades