O único guitarrista apto a tocar músicas de Eddie Van Halen, segundo Sammy Hagar

Para o Red Rocker, instrumentista em questão é um "músico de altíssimo nível" e compreende a essência do saudoso membro do Van Halen

Sammy Hagar está celebrando a obra do Van Halen em nova turnê. Intitulada The Best of All Worlds, a série de shows teve início no último sábado (13) e presta uma homenagem à banda que integrou como vocalista entre 1985 e 1996, com um breve retorno de 2003 a 2005. 

Diante da proposta, poderia ser uma dificuldade encontrar um guitarrista apto a tocar as faixas originalmente do saudoso Eddie Van Halen com maestria. Porém, segundo o cantor, havia um músico perfeito para a função que aceitou o “desafio”: Joe Satriani. 

- Advertisement -

À Classic Rock, o Red Rocker teceu uma série de elogios ao companheiro de estrada. Nas palavras do próprio, inúmeros jovens são capazes de executar as canções do Van Halen, mas é raro encontrar alguém que saiba, de fato, compreendê-las e reproduzi-las com propriedade. 

Primeiramente, ele declarou: 

“Acho que provavelmente a decisão mais inteligente que tomei em relação a ir e fazer uma turnê foi chamar Joe Satriani. Um milhão de caras poderiam ter entrado em seu lugar — bem, não um milhão, mas quando você entra em uma loja de música, você vê garotos de 12 anos de idade sentados em amplificadores com uma das guitarras de Eddie tocando ‘Eruption’. Essas crianças geniais conseguem tocar, mas não necessariamente sabem o que estão fazendo. Se você pedir para que componham uma música semelhante, eles não saberão como. Agora se você diz: ‘Joe, componha uma música como essa para mim’, Joe conseguirá, porque ele entende a essência.”

Para exemplificar, o artista citou o perfeccionismo de Satriani e a maneira como o guitarrista presta atenção em cada nota que está tocando. Também descreveu o instrumentista como um “músico de altíssimo nível”, afirmando: 

“É tão musical e tão complexo. Joe é um mestre. Ele é um estudioso. Ele é um músico de altíssimo nível. Toda vez que trabalhei com Joe no [supergrupo] Chickenfoot e em outras ocasiões eu sabia que ele entendia do que estava tocando. E é tão engraçado, porque Joe consegue ‘fritar’ num solo extremamente rápido, mas então ele para e diz: ‘espera aí, fiz m#rda’. E fico pensando: ‘Onde você errou? Como você conseguiu ouvir? Você está tocando muito rápido’. Ele sabe exatamente o que está tocando.”

Por fim, Sammy deixou claro que o estilo de Eddie era único e distinto. Ainda assim, o mais importante para o vocalista é o jeito com que Satriani respeita o trabalho do saudoso guitarrista e mantém sua essência, mesmo adicionando suas próprias marcas. 

“Muitas pessoas dizem: ‘Joe não toca como Eddie’. Eu sei disso, mas ele consegue [tocar da mesma forma]. E quando ele não consegue, ele sabe o que está fazendo, às vezes colocando pequenas mudanças. Certos solos [do Van Halen] são simplesmente icônicos. Há certas notas que precisam permanecer iguais. E Joe tem tudo sob controle, ele não muda nenhuma dessas coisas. Quando Eddie começaria a esticar o som, Joe faz o mesmo no estilo dele, então ainda soa e parece como Eddie, mas você ouve e pensa ‘ah, esse é o Joe!’. É brilhante.”

Leia também:  Alex Van Halen libera trecho de música final gravada com Eddie
Joe Satriani (foto: ChinaImages / Depositphotos)

Joe Satriani e Eddie Van Halen

Antes mesmo do início da “The Best of All Worlds”, Joe Satriani deixou claro que não atuaria como um mero imitador de Eddie Van Halen durante os shows. A ideia sempre foi que respeitasse os arranjos e solos originais, porém, acrescentando características próprias. Em novembro, ele explicou à revista Guitar World:

“Há uma batalha mental envolvida quando se trata de causar a melhor impressão em relação ao som do maior guitarrista de todos os tempos. Tenho que parar de discutir comigo mesmo que isso não parece certo. Vou ter que passar por alguma terapia mental e aceitar que vou soar um pouco diferente.”

Anteriormente, em participação no Howard Stern Show, Sammy Hagar já havia deixado que a escolha por Joe se deu justamente por ele não ser um clone do saudoso colega. Satriani corrobora:

“Tenho que interpretar essas partes que Eddie escreveu, onde ele estava funcionando de forma diferente. Ele estava empurrando com essa arquitetura incrível de trabalho de acordes, como em uma música como ‘5150’, onde Sammy se escora na melodia. Então, a coisa mais estranha foi de repente não tocar a melodia e entrar primeiro no ritmo. Eddie fez isso, mas nunca pareceu estar com pressa.”

Sobre a “The Best of All Worlds”

Organizada pela Live Nation, a turnê “The Best of All Worlds” conta ao todo com 28 datas pelos Estados Unidos entre julho e agosto. Datas e mais detalhes podem ser conferidos no site RedRocker.com.

Além de Sammy Hagar, o baixista Michael Anthony, que fez parte do Van Halen entre 1974 e 2006, também participa da excursão. Completam a formação o guitarrista Joe Satriani, parceiro do vocalista e Michael no já findado Chickenfoot, e o baterista Jason Bonham, que também tocava com os dois, mas no The Circle. Há ainda o músico de apoio Rai Thistlethwayte, que tem assumido primariamente teclados.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO único guitarrista apto a tocar músicas de Eddie Van Halen, segundo...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades