O curioso efeito dos Beatles na cena rock inglesa, segundo Geezer Butler

Baixista do Black Sabbath se identificou com a banda por ser um exemplar autêntico no rock britânico

Não é segredo que todos os membros originais do Black Sabbath idolatram os Beatles. O quarteto de Liverpool mostrou o caminho para o de Birmingham, que intensificou o peso e ofereceu uma experiência sonora única, se tornando a primeira banda a efetivamente incorporar o heavy metal como uma evolução do rock.

O baixista Geezer Butler descreveu a importância do grupo durante entrevista ao programa “The Rocker Morning Show”, da rádio 107.7 RKR, de Michigan, Estados Unidos. Para o músico, a autenticidade dos ídolos foi um fator decisivo na admiração.

- Advertisement -

Ele disse, conforme transcrição do Blabbermouth:

“Os Beatles foram uma influência enorme, porque não havia ninguém como eles na época. Até então, meus irmãos gostavam de Elvis Presley, Eddie Cochran e Buddy Holly, esse tipo de coisa. Não havia nenhuma banda de rock inglesa de verdade. Todos os roqueiros ingleses estavam tentando soar como os americanos. Com isso, nunca tiveram sucesso. Quando os Beatles apareceram, eles tinham um som completamente original.”

A identificação regional também era uma associação importante, gerando identificação.

“Eles eram todos de Liverpool, que fica a 90 milhas de onde nascemos. Isso nos deu alguma esperança de que músicos britânicos pudessem realmente se tornar bem-sucedidos. E assim que os Beatles fizeram sucesso, vieram os Rolling Stones, The Kinks, The Who e Herman’s Hermits. Uma explosão inteira de música pop britânica.”

O disco preferido de Geezer Butler

Na hora de optar por seu álbum preferido do Fab Four, Butler menciona uma escolha de um período transitório. Ele disse, em antigo depoimento resgatado pelo Far Out Magazine:

Leia também:  Kiko Loureiro indica disco e guitarristas brasileiros dos anos 70 para americanos

“Todos os álbuns dos Beatles poderiam facilmente preencher minha lista de 5, 10, 20 discos sem os quais não posso viver. Mas em 1966, quando corri para a loja de discos local e comprei ‘Revolver’, não pude acreditar no que estava ouvindo – foi revolucionário. De ‘Eleanor Rigby’ a ‘Tomorrow Never Knows’, o mundo da música pop deu um salto gigantesco. Os Beatles vieram para ficar e este álbum estabeleceu sua importância na cultura britânica.”

Beatles e “Revolver”

Sétimo trabalho de estúdio dos Beatles, “Revolver” foi o último lançado pela banda antes de encerrar suas atividades como atração de palcos. Mostrava um quarteto cada vez mais experimental em sua sonoridade. Liricamente, também se aprofundava em reflexões sobre temas como a morte e o materialismo.

Também é o primeiro a contar com um número mais considerável de composições de George Harrison. Foram três: “Taxman”, “Love You To” e “I Want To Tell You”. As sessões ainda renderam o single “Paperback Writer/Rain”, músicas que não entraram no tracklist original.

Vendeu mais de 5 milhões de cópias só nos Estados Unidos, onde chegou ao primeiro lugar, assim como Reino Unido, Alemanha e Austrália, entre outros.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO curioso efeito dos Beatles na cena rock inglesa, segundo Geezer Butler
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades