O Sepultura confirmou a etapa norte-americana de sua turnê de despedida, “Celebrating Life Through Death”. As apresentações nos Estados Unidos e Canadá acontecem entre os meses de setembro e outubro.
Para a ocasião, o grupo contará com os americanos Obituary e Agnostic Front, bem como os brasileiros do Claustrofobia, como atrações de abertura. A venda de ingressos começa nesta sexta-feira (7). Mais informações no site oficial.
Em nota, o guitarrista Andreas Kisser declarou:
“Estamos muito empolgados em anunciar os shows norte-americanos da turnê de despedida ‘Celebrating Life Through Death’. Estamos nos divertindo muito fazendo esses shows e comemorando 40 anos de história, e agora é a vez de vocês! Feliz em dividir o palco com nossos irmãos do Obituary, Agnostic Front e Claustrofobia! Não perca! Vejo todos vocês na estrada!”
O guitarrista Marcus D’Angelo, do Claustrofobia — banda recentemente elogiada por Kisser em entrevista —, destacou em comunicado separado:
“Foi uma honra indescritível ser convidado pelo Sepultura, ao lado de Obituary e Agnostic Front para se juntar à sua turnê nos Estados Unidos. A turnê é de despedida, mas o clima é de pura celebração. Poder dividir o palco com esses gigantes, pioneiros que inspiraram cenas inteiras e criaram todos os subgêneros do metal e do hardcore, será muito especial e totalmente significativo para nós. Os fãs terão apresentações de alto nível e farão parte dessa história que está prestes a ser escrita, todos nós sabemos muito bem o potencial desta turnê e o que ela reserva para os fãs, será uma explosão total.”
Confira as datas da turnê norte-americana:
- 17 de setembro – Chicago, IL @ Concord Music Hall
- 18 de setembro – Minneapolis, MN @ Uptown Theater
- 20 de setembro – Denver, CO @ The Ogden Theatre
- 21 de setembro – Salt Lake City, UT @ The Depot
- 22 de setembro – Boise, ID @ Knitting Factory
- 23 de setembro – Seattle, WA @ The Showbox SODO
- 25 de setembro – São Francisco, CA @ The Warfield
- 26 de setembro – Los Angeles, CA @ The Novo
- 27 de setembro – San Diego, CA @ House of Blues
- 28 de setembro – Tucson, AZ @ Rialto Theatre
- 30 de setembro – Dallas, TX @ The Factory
- 02 de outubro – Tampa, Flórida @ JannusLive
- 03 de outubro – Atlanta, GA @ Buckhead Theatre
- 04 de outubro – Raleigh, Carolina do Norte @ The Ritz
- 05 de outubro – Baltimore, MD @ Rams Head Live
- 06 de outubro – Filadélfia, PA @ Franklin Music Hall
- 08 de outubro – Cleveland, OH @ The Agora Ballroom
- 09 de outubro – Toronto, ON @ Rebel (Harvest abre no lugar do Claustrofobia)
- 10 de outubro – Montreal, QC @ L’Olympia (Harvest abre no lugar do Claustrofobia)
- 11 de outubro – Worcester, MA @The Palladium
- 12 de outubro – Nova York, NY @ Palladium Times Square
Shows no Brasil
Antes de seguir para a América do Norte, o Sepultura fará mais uma leva de shows no Brasil. Ingressos para todas as datas já anunciadas podem ser adquiridos no site oficial. Mais compromissos serão confirmados em breve. Veja o itinerário nacional completo a seguir.
- 06 de julho – Fortaleza @ Praça Verde do Dragão do Mar
- 13 de julho – Belém @ Espaço Náutico Marine Club
- 21 de julho – Brasília @ Festival Capital Moto Week
- 27 de julho – João Pessoa @ Imagineland
- 09 de agosto – Santo André @ Clube Atlético Aramaçan
- 17 de agosto – Campo Grande @ Ginásio Guanandizão
- 23 de agosto – Santa Bárbara D’Oeste @ Usina Santa Bárbara
- 06 de setembro – São Paulo @ Espaço Unimed
- 07 de setembro – São Paulo @ Espaço Unimed
- 08 de setembro – São Paulo @ Espaço Unimed
A turnê de despedida do Sepultura
Após os compromissos nas Américas, a turnê “Celebrating Life Through Death” seguirá para a Europa, onde fica entre outubro e novembro. A ideia é que o giro dure um ano e meio, com mais datas a serem anunciadas até 2025.
Às vésperas do início da série de shows, a banda anunciou a saída de Eloy Casagrande. O baterista, que acabou se juntando ao Slipknot, fazia parte da banda desde o fim de 2011, tendo gravado três álbuns de estúdio com o grupo. Em seu lugar, entrou Greyson Nekrutman, conhecido por trabalhos com Suicidal Tendencies, Brand X, entre outros. Derrick Green (voz), Andreas Kisser (guitarra) e Paulo Xisto (baixo) completam a formação.
Em nota, os músicos afirmaram que Casagrande comunicou sua saída “de surpresa” e “sem aviso prévio” no dia 6 de fevereiro, menos de um mês antes da turnê começar. Toda a estrutura relacionada à excursão já estava “pronta”, nas palavras da própria banda.
Planos pós-turnê
O Sepultura ainda tem outros planos envolvendo a banda após o encerramento da turnê de despedida – previsto para setembro do ano que vem, em São Paulo. Segundo Andreas Kisser, os músicos planejam criar uma exposição com itens que marcaram a carreira do grupo.
Em entrevista a Thuanny Judes para a revista Noize, o guitarrista explicou que, independentemente do fim, o Sepultura continuará vivo através do legado deixado ao mundo. Ainda assim, para celebrar os 40 anos de estrada, decidiram idealizar uma mostra, englobando objetos desde peças de merchandise a instrumentos.
Ele declarou:
“O Sepultura não vai acabar nunca! O Led Zeppelin acabou em 1980 e ainda é a banda que mais vende discos até hoje. Eu acho que a turnê e discos novos é uma parte do que é uma banda. O Sepultura tem vários produtos, tem documentário, tem várias coisas que vão ficar. A gente vai fazer uma exposição com tudo que a gente tem da nossa história. Nós temos um arquivo fantástico de tudo que saiu na imprensa, posters de turnês, camisetas de merchandise, instrumentos.”
A ideia é que a exposição aconteça logo ao término da série de shows e que seja itinerante, como afirmou o músico:
“A nossa vontade é organizar isso ao término da tour, fazer essa exposição que possa viajar o mundo. O futuro vem de acordo com o que a gente faz com o presente, é a consequência do hoje. Então, a gente tá vivendo muito o hoje, celebrando o hoje. E o que vier a acontecer, vamos lidar na hora que tiver que lidar.”
Vale destacar que, em menor escala, os fãs que compraram o pacote VIP da excursão “Celebrating Life Through Death” têm acesso a uma experiência parecida. No site da Eventim, a descrição da modalidade de meet & greet — cujo valor da entrada inteira sem taxas é de R$ 1.250 — afirma que o acesso a uma “miniexposição com alguns itens da história da banda” está presente no serviço.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.