A condição de saúde que prejudicava John Entwistle em shows finais com The Who

De acordo com o guitarrista Pete Townshend, gravidade do problema fazia com que o saudoso colega cometesse muitos erros sem perceber

John Entwistle entrou para a história do rock como baixista do The Who. Apelidado de “The Ox”, o músico figurou entre os mais importantes no seu instrumento devido à sua técnica. Aos 57 anos de idade, morreu em junho de 2002, de overdose, às vésperas de uma nova turnê.

Antes mesmo, o artista enfrentava inúmeros problemas de saúde. De acordo com o filho Christopher, o instrumentista lidava com pressão e colesterol altos. Além disso, uma outra condição ainda prejudicava seu desempenho no palco. 

- Advertisement -

À NME (via Rock and Roll Garage), Pete Townshend confirmou que o saudoso colega estava com a audição extremamente afetada em suas apresentações finais. Nas palavras do guitarrista, o companheiro de banda estava surdo a tal ponto que não percebia os próprios erros enquanto tocava.

“John tinha ficado tão surdo que não conseguia ouvir a si próprio tocando. Embora ele ainda fosse muito virtuoso, muitas vezes cometia erros e não conseguia ouvir.”

O músico entende que, de certa forma, a morte de John marcou o fim do The Who — mesmo que a banda tenha continuado as atividades. À época, ele e o vocalista Roger Daltrey precisaram tomar a decisão de seguir em frente ou não e decidiram arriscar. 

“Muitas vezes quando estamos juntos no palco, não é tão confortável e é perceptível. Acho que acabou há muito tempo. A máquina do The Who morreu quando John Entwistle morreu, porque estávamos por um triz em certo sentido […]. Havia essa sensação de que ele estava indo embora. Roger e eu deveríamos decidir se continuaríamos ou não quando ele morresse. Estávamos prestes a fazer uma turnê, então decidimos fazê-la. E essa turnê acabou sendo um sucesso.”

The Who e a perda auditiva

Além de John Entwistle, Roger Daltrey tem sofrido com a perda da audição. Durante um show em Las Vegas, nos Estados Unidos, em 2018, o vocalista confessou para a plateia (via San Diego Union Tribune):

“Eu estou muito, muito surdo. E eu aconselho a todos vocês – todos vocês que são fãs de rock – a levarem seus tampões de ouvido para os shows. Se ao menos soubéssemos disso quando éramos jovens… agora estamos fazendo leitura labial.”

Pete Townshend também não saiu ileso e, nos últimos anos, tem falado abertamente sobre a questão. Em 2006, o guitarrista publicou em seu site que, por consequência ao uso de fones de ouvido em gravações nos estúdios, ficou com a audição deteriorada (via BBC):

“Meus ouvidos estão zumbindo, em alto volume. Esse tipo de dano foi causado pelo uso de fones de ouvido em estúdios de gravação, não por ter tocado alto ao vivo.”

Sobre John Entwistle

Iniciado no piano aos 7 anos, John Entwistle passou por vários instrumentos até chegar no baixo. Na escola, fundou a banda The Confederates, junto do amigo Roger Daltrey. O grupo tocava jazz, mas após o primeiro show, mudou de vez para o rock and roll.

No início dos anos 1960 passou para o The Detours, que depois viraria o The Who, um dos nomes mais importantes e influentes da história. Venderam mais de 100 milhões de discos em todo o mundo nas décadas posteriores.

Em algumas canções do grupo, assumiu os vocais principais. É considerado um dos primeiros a usar registro gutural, na música “Boris the Spider”, presente no álbum “A Quick One”, de 1966.

Foi o primeiro integrante da banda a lançar um trabalho solo. Também excursionou com a Ringo Starr’s All Starr Band e o The Best, que contava com Keith Emerson, Joe Walsh, Jeff Baxter e Simon Phillips.

John morreu dia 27 de junho de 2002, num quarto do Hard Rock Hotel & Casino em Paradise, Nevada. Uma stripper, que o acompanhava, tentou acordá-lo sem sucesso. A causa determinada foi um ataque cardíaco induzido pelo uso excessivo de cocaína.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA condição de saúde que prejudicava John Entwistle em shows finais com...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades