Dia 26/04
Cultura Tres inicia Sun Stage com a força do metal latino
Banda que conta com Paulo Xisto (Sepultura) em sua formação impressionou por brutalidade das faixas do ótimo disco “Camino de Brujos”
*Por Guilherme Góes
No primeiro dia do Summer Breeze 2024, o Sun Stage foi inaugurado pela força avassaladora do metal sul-americano, personificada na energia brutal da Cultura Tres. Originária de Maracay, na Venezuela, a banda foi estabelecida em 2006, mas atingiu um novo patamar em 2019 com a entrada de Paulo Xisto, baixista e membro original do Sepultura. Com uma formação sólida composta por talentos do Brasil, Venezuela e Colômbia, o grupo lançou em 2023 seu álbum mais recente, “Camino de Brujos”.
O show começou com uma sonora marcada por tambores, evocando a atmosfera de um ritual religioso indígena. Em seguida, Alejandro Londoño Montoya (voz e guitarra), Juanma de Ferrari Montoya (guitarra), Paulo Xisto Jr. (baixo) e Jerry Vergara Cevallos (bateria) surgiram no palco e mandaram “The World and Its Lies”, cativando o ainda pouco presente público por sua semelhança com primeiros trabalhos do Sepultura e ao projeto paralelo Nailbomb, liderado por Max Cavalera (ex-colega de Xisto) e Alex Newport (Fudge Tunnel).
O setlist seguiu com faixas do recente álbum, como “The Land”, “Time Is Up” e “Day One”. Alejandro e Juanma se mostraram excelentes músicos, mas foi a performance de Jerry Vergara Cevallos que acabou tomando os holofotes. Em todas as músicas, o baterista mostrou presença de palco e identidade ao alternar entre viradas implacáveis em ritmo de tambor tribal e blast beats característicos do thrash metal.
Próximo ao encerramento, antes de “Zombies” — uma faixa que poderia muito ter saído de “Beneath the Remains” —, Alejandro fez um discurso marcante sobre a polarização política. Destacou como amizades e laços familiares são afetados por divergências políticas. Uma realidade que, diga-se, não é só do Brasil.
Nos últimos meses, Paulo Xisto tem se dedicado à turnê “Celebrating Life Through Death”, que marca a despedida do Sepultura, composta majoritariamente por shows grandiosos e bem produzidos. Assim, vê-lo tocar um thrash metal próximo às suas raízes musicais, em um palco simples, foi uma oportunidade única para seus fãs mais dedicados.
Repertório:
- The World and Its Lies
- Time Is Up
- The Land
- Proxy War
- 19 Horas
- Zombie
- Day One
- Signs
- Sexta, 26/04: Cultura Tres – página 2
- Dr. Sin – página 3
- Tygers of Pan Tang – página 4
- Massacration – página 5
- The 69 Eyes – página 6
- Biohazard – página 7
- Sábado, 27/04: Sinistra – página 8
- Korzus – página 9
- Jelusick – página 10
- The Night Flight Orchestra – página 11
- Dark Tranquillity – página 12
- In Extremo – página 13
- Domingo, 28/04: Torture Squad – página 14
- Battle Beast – página 15
- Ratos de Porão – página 16
- Death Angel – página 17
- Amorphis – página 18
- Bônus: Confira todas as resenhas do Summer Breeze Brasil 2024