Em tempos de digital influencers musicais e youtubers de guitarra, o conceito de guitar hero deve ser totalmente modificado. Pelo menos é o que acredita Steve Vai, um dos últimos guitarristas “das antigas” a receber o título.
Vai falou sobre o assunto durante participação no podcast Dorm Damage e comentou o que espera do próximo grande guitar hero. Na ocasião, discutiu a mudança de paradigma que tem acontecido no universo da guitarra nos últimos tempos e quais atributos o novo grande nome deve ter.
Conforme transcrição é do Ultimate Guitar, ele disse:
“Há todo uma nova mudança de paradigma na técnica intensa de tocar guitarra. E essas pessoas que são as pioneiras nisso, elas são guitar heroes. Agora, isso é acessível para um grande público? Para isso acontecer, você precisa de um indivíduo que tenha todos esses elementos, todos esses requisitos preenchidos. O visual. A moda. A sexualidade, como eles expressam isso. Sua habilidade de compor músicas acessíveis que ressoam com as massas. E também, ser inspirados a compor boa música. E ter alguma habilidade na guitarra que, por si só, é uma mudança de paradigma – como Jimi Hendrix foi, como Edward (Van Halen) foi.”
No entanto, o guitarrista deixa claro que não se trata de copiar nomes como os que foram citados por ele. Trata-se de uma receita muito específica.
“Eu não sei o que é, mas não é como eles. E esse é o maior erro que muitas pessoas cometem. ‘Oh, ele é como Jimi Hendrix’. Sim, e daí? Nós já tivemos Jimi Hendrix. ‘Bem, Edward Van Halen é como Jimi Hendrix’. Não, ele não é. Mas é uma figura tão importante quanto ele nos panteões da história da guitarra. Então, essa pessoa vai surgir e vai recriar o guitar hero de novo. Mas ela precisa ter todas essas coisas. É como uma tempestade perfeita. Jimi era como uma tempestade perfeita.”
Steve Vai e a performance mais inspirada da história
Em recente entrevista publicada pelo site Far Out Magazine, Steve Vai revelou considerar Jimi Hendrix inatingível na guitarra. Ele explicou o porquê:
“Embora aprender a tocar uma música de Jimi Hendrix para a maioria dos guitarristas contemporâneos possa não representar um tremendo desafio, reproduzi-las como ele nunca foi alcançado. Seu toque no instrumento, senso de groove, escolha de notas e capacidade geral de controlar o caos do áudio de maneiras inovadoras eram notáveis.”
Steve até mesmo escolhe um momento específico como o mais inspirador da carreira de Hendrix.
“Uma dessas peças divinas foi quando ele tocou ‘Machine Gun’ com a Band of Gypsys ao vivo no Fillmore, na véspera de Ano Novo. Para mim, esta é talvez a performance de guitarra rock mais inspirada de todos os tempos. Cada nota está imbuída de seu DNA musical único e nunca perde o caráter. Durante toda execução ele está profundamente conectado ao impulso criativo do Universo, e este se manifesta através dele de forma única e poderosa. Não há uma nota que possa ser autenticamente copiável, pois cada frase flui de sua conexão com o outro mundo.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.