Brian Johnson precisou ficar afastado do AC/DC em 2016. À época, o vocalista enfrentava sérios problemas de audição, que poderiam causar uma surdez definitiva, e acabou substituído por Axl Rose, do Guns N’ Roses, durante parte da turnê “Rock or Bust”.
Curiosamente, Nic Cester, cantor do grupo também australiano Jet — dono do hit “Are You Gonna Be My Girl” —, fez um teste para o posto. Foi o próprio quem contou a respeito durante entrevista para o canal Triple M, transcrita pela Consequence.
Tudo começou quando o Cester, que mora na Itália junto da esposa, viajou para passar um tempo com a família. Enquanto aproveitava o passeio, recebeu uma ligação avisando da oportunidade.
Por mais que achasse não ser capaz, decidiu aproveitar a oportunidade. Ele relembrou:
“Passei dois dias como cantor deles de maneira não oficial. Eu morava no exterior e voltava para visitar minha família e ficar com meus sogros. Levantei de manhã e li o jornal, que dizia que [Brian Johnson] não estava mais na banda. Lembro de dizer para o meu sogro ‘minha nossa senhora, não será fácil substituí-lo’ e literalmente 20 minutos depois meu telefone tocou e me disseram: ‘você estaria interessado em ir para Atlanta, Geórgia, para fazer um teste para potencialmente ocupar a vaga nos próximos shows que eles têm?’. Pensei ‘meu Deus, acho que vou dizer sim pela experiência’, mas, para ser honesto, não esperava conseguir a vaga.”
Quando chegou ao lugar marcado, primeiramente, ficou impressionado pela grandiosidade dos equipamentos da banda.
“Eles estavam no estúdio de ensaio do The Black Crowes. Era um lugar minúsculo, mas o enorme backline deles estava todo montado e eu me lembrei de quando assisti ao AC/DC e pensei: ‘não tem como todos esses amplificadores estarem ligados’. Mas sim, todos eles estavam. Foi a coisa mais barulhenta que já ouvi em toda a minha vida.”
O teste de Nic Cester
A partir daí, Nic Cester passou a ter uma troca direta com o guitarrista Angus Young. Segundo relato, o integrante o levou ao seu limite, para entender a maneira com que se comportava com as coordenadas.
“Angus queria ver o que eu era capaz. Tudo foi um teste para ver como eu lidaria, desde o volume aos seus comandos dizendo ‘ok, vamos agora fazer essa música’. Eu não sabia algumas das canções de cabeça, então ele simplesmente dizia ‘vá lá e aprenda’ e toda a banda ficava me esperando por dez minutos enquanto eu aprendia. Foi bem intenso, mas percebo agora que Angus era um cara super profissional e queria me levar ao meu limite máximo para ver como eu reagiria.”
Apesar de ter lidado bem com as músicas oringiais do saudoso Bon Scott, vocalista entre 1974 e 1980, Nic não conseguiu apresentar um bom resultado nas interpretações da era Brian Johnson. Isso porque, em sua opinião, o cantor tem um jeito muito único de cantar.
“É uma maneira muito incomum de cantar. Alguém me disse: ‘você está errado em pensar que Johnson está projetando sua voz com um alto volume’, que é como eu canto. Mas não, ele sussurra diretamente no microfone, o volume não vem dele. Mas, no fim, parece a coisa mais alta do mundo.”
AC/DC em turnê novamente
No último dia 12 de fevereiro o AC/DC confirmou sua primeira turnê em 8 anos. A excursão divulga o álbum “Power Up”, disponibilizado em 2020. O trabalho chegou ao topo de 21 paradas internacionais, vendendo mais de um milhão e meio de unidades em todo o planeta.
Duas alterações foram promovidas em relação ao grupo que registrou o disco de 2020. O baterista Matt Laug (ex-Alanis Morissette), que já havia se apresentado no festival Power Trip, em outubro último, ocupa a vaga deixada por Phil Rudd. No baixo estará Chris Chaney (ex-Jane’s Addiction), substituindo Cliff Williams, aposentado das turnês.
Alemanha, Itália, Espanha, Holanda, Áustria, Suíça, Inglaterra, Eslováquia, Bélgica, França e Irlanda recebem o quinteto completo por Brian Johnson (voz), Angus Young (guitarra solo) e Stevie Young (guitarra rítmica).
Eis as datas já confirmadas:
- 17 de maio – Gelsenkirchen, Alemanha, Veltins Arena
- 21 de maio – Gelsenkirchen, Alemanha, Veltins Arena
- 25 de maio – Reggio Emilia, Itália, RCF Arena
- 29 de maio – Sevilha, Espanha, Estádio La Cartuja
- 01 de junho – Sevilha, Espanha, Estádio La Cartuja
- 05 de junho – Amsterdã, Holanda, Johan Cruyff Arena
- 09 de junho – Munique, Alemanha, Estádio Olímpico
- 12 de junho – Munique, Alemanha, Estádio Olímpico
- 16 de junho – Dresden, Alemanha, Messe
- 19 de junho – Dresden, Alemanha, Messe
- 23 de junho – Viena, Áustria, Estádio Ernst Happel
- 26 de junho – Viena, Áustria, Estádio Ernst Happel
- 29 de junho – Zurique, Suíça, Estádio Letzigrund
- 03 de julho – Londres, Inglaterra, Estádio de Wembley
- 07 de julho – Londres, Inglaterra, Estádio de Wembley
- 13 de julho – Hockenheim, Alemanha, Ring
- 17 de julho – Stuttgart, Alemanha, Wasen
- 21 de julho – Bratislava, Eslováquia, Old Airport
- 27 de julho – Nuremberg, Alemanha, Zeppelinfeld
- 31 de julho – Hannover, Alemanha, Messe
- 04 de agosto – Hannover, Alemanha, Messe
- 09 de agosto – Dessel, Bélgica, Festivalpark Stenehei
- 13 de agosto – Paris, França, Hipódromo Paris Longchamp
- 17 de agosto – Dublin, Irlanda, Croke Park
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.