Rita Lee participou da primeira edição do Rock in Rio, em 1985, e teceu uma série de críticas ao festival. Durante entrevista para Marília Gabriela, concedida em 1991, a saudosa cantora afirmou que houve um descaso da organização com os artistas brasileiros, usados de cobaia para testes e, ainda, colocados em horários e estruturas menos privilegiados.
Em relação à qualidade do som inferior quando comparada à dos cantores e bandas internacionais, há uma justificativa, segundo Roberto Medina. O empresário e criador do evento explicou em entrevista a jornalistas selecionados pela produção (via O Globo) que o problema estava nos operadores de som do país, que à época não entendiam como funcionavam os equipamentos trazidos pelos estrangeiros.
Para exemplificar, citou a apresentação realizada pelos Paralamas do Sucesso em que tudo correu bem, justamente pelo conhecimento de um membro da equipe envolvida. Ele disse:
“Eu briguei muito com os americanos por isso: por que o som das bandas brasileiras era tão menor? Como não tinha controle, só podia brigar mesmo. Pois numa rede social vi outro dia um sujeito contando que ele fazia o som dos Paralamas do Sucesso na época. E que os operadores brasileiros não sabiam mexer na mesa muito mais sensível dos americanos, que nunca tinham visto aquilo. Eles pegavam então o limite de som que ficava suportável para não ter risco de explodir e ia assim. Mas, como os caras sabiam que esse sujeito conhecia o equipamento, ele pôde mexer. Daí o som dos Paralamas. Tudo naquela edição foi um aprendizado.”
Além da banda e da própria Rita, nomes nacionais como Ney Matogrosso, Lulu Santos, Erasmo Carlos, Kid Abelha, Alceu Valença, Barão Vermelho e Gilberto Gil integraram o lineup. Já internacionalmente, Queen, Ozzy Osbourne, Iron Maiden, Scorpions, AC/DC e Whitesnake figuraram entre as atrações.
Operador de som complementa
Anteriormente, Framklim Garrido, um dos responsáveis pela operação sonora da edição inaugural, fez o apontamento. Conversando com o podcast Corredor 5 (transcrição via Whiplash), o profissional relatou que os equipamentos da produção internacional eram muito diferentes do que os brasileiros estavam acostumados, como também a própria rotina pré-shows.
“Fiz uns seis artistas e colaborei também com o Paralamas do Sucesso. O cara que fazia a operação de monitor era o mesmo do The Police, então ele percebeu que as bandas eram semelhantes e rolou tranquilo. Nós brasileiros não tínhamos hábito de fazer passagem de som. Havia confusão porque nosso lado técnico e de produção não era tão profissional. Havia confusão entre o que era ensaio do artista e o soundcheck da parte técnica.”
Ainda de acordo com Garrido, não houve qualquer sabotagem por parte dos funcionários do exterior. Ele disse:
“As bandas brasileiras faziam o check do almoço para frente e os headliners eram de manhã. Eu mal tinha tempo de dormir! Era uma mesa para cada artista. Nós não tínhamos experiência com aquele tamanho de P.A. Certa vez, liguei o som e veio alto para caramba! Aprendi e diminuí na hora! Já ouvi pessoas dizendo que os gringos estavam sabotando as bandas brasileiras. Isso é lenda.”
Sobre o Rock in Rio 2024
O Rock in Rio 2024 acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro. A edição marca os 40 anos de história do festival, terá sua venda geral pelo site da Ticketmaster no dia 23 de maio.
Pela primeira vez, o Palco Sunset terá a mesma boca de cena que o Palco Mundo. Este, por sua vez, contará com megaestrutura de 104m de frente e 30m de altura.
A Cidade do Rock também contará com uma nova área: o Global Village. Esse novo espaço de entretenimento deve ocupar 7.500 m² da Cidade do Rock e, além de shows, contará com cenografia inspirada em ícones arquitetônicos de todo o mundo — onde as pessoas poderão andar por uma longa via, entrar em lojas e experimentar pratos de diversos países.
Confira o lineup até o momento.
13/09:
- Palco Mundo: Travis Scott | Matuê com part. Wiu e Teto
14/09:
- Palco Mundo: Imagine Dragons | OneRepublic | Zara Larsson | Lulu Santos
19/09:
- Palco Mundo: Ed Sheeran | Charlie Puth | Joss Stone | Jão
- Palco Sunset: Gloria Groove
20/09:
- Palco Mundo: Katy Perry | Cyndi Lauper | Ivete Sangalo
- Palco Sunset: Iza | Gloria Gaynor | Tyla | Luedji Luna convida Tássia Reis e Xênia França
- New Dance Order: Alison Wonderland
- Global Village: Angélique Kidjo
22/09:
- Palco Mundo: Shawn Mendes | Ne-Yo
- Palco Sunset: Mariah Carey
Sem data:
Ludmilla
Os Paralamas do Sucesso
Luísa Sonza
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.