Existem muitos exemplos na história do cinema de erros que podem custar muito, mas muito caro. Um deles, que gerou a despesa de US$ 500 mil para sua produção, aconteceu em “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” (2012), filme responsável por fechar a trilogia “O Cavaleiro das Trevas”.
Antes de tudo, é importante dizer que o longa final da trilogia esteve entra os primeiros a serem gravados com câmeras IMAX, cada vez mais comuns na indústria cinematográfica. O diretor Christopher Nolan, inclusive, sempre gosta de usá-las em seus trabalhos.
Por permitir que registros sejam feitos em tamanhos e resoluções ainda maiores que o convencional, uma câmera IMAX possui um valor de aquisição bem alto. E foi justamente um equipamento do tipo que acabou afetado.
O erro em “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”
Na parte final do longa, durante a cena em que a polícia de Gotham enfrenta os criminosos libertados pelo vilão Bane, sabemos que a Mulher-Gato (vivida por Anne Hathaway) teve um papel importante no desenrolar. No entanto, a dublê que dirigia a moto na qual a personagem estava não conseguiu pará-la a tempo durante um take.
O site Far Out Magazine lembra os operadores até conseguiram escapar, mas não a pobre câmera IMAX, que foi quebrada e gerou um prejuízo estimado de meio milhão de dólares para a produção. Ninguém, ao menos, se machucou durante o acidente.
Christopher Nolan e IMAX
Por fim, vale citar uma curiosidade: esta não foi a primeira vez que um filme de Christopher Nolan terminou com uma câmera IMAX destruída.
No longa anterior da franquia, “Batman: O Cavaleiro das Trevas” (2008), a cena em que o Coringa e seus capangas são perseguidos pela S.W.A.T. também resultou em uma câmera deste tipo quebrada. Era apenas uma das quatro que existiam em sua época.
O diretor poderia ter quebrado outra câmera IMAX ao gravar “Dunkirk” (2017), em uma cena que mostrava um avião caindo no água. Ao menos, neste caso, o equipamento ficou protegido em uma espécie de casulo para resistir ao impacto. A produção do filme, com certeza, agradeceu e muito a Christopher Nolan pela ideia.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.