O Toto não lança um álbum de inéditas desde “Old is New”. O trabalho foi disponibilizado originalmente em 2018, como parte do box-set “All In”. Dois anos mais tarde, saiu de forma avulsa, também contando com 3 faixas que faziam parte originalmente da coletânea “40 Trips Around the Sun”.
Posteriormente, o grupo chegou a encerrar atividades brevemente. Poucos meses mais tarde, retornou tendo apenas o vocalista Joseph Williams e o guitarrista Steve Lukather como membros efetivos – afastado por problemas de saúde, o tecladista David Paich ainda faz algumas aparições especiais.
Durante aparição no tributo a Leslie West, realizado no final do mês passado, Steve falou sobre planos futuros ao Eonmusic. E deixou claro que os fãs não devem esperar por material inédito.
“Não agora. Há muitos problemas legais envolvidos. Quero dizer, nós fazemos discos. Gravei um álbum solo há cerca de seis meses com todos os caras da banda participando. Ainda nos amamos e gostamos de tocar juntos.”
O trabalho mencionado é “Bridges”. Lançado em 16 de junho de 2023, contou com participações de membros antigos e atuais do grupo.
Toto em 2024
Recentemente, o Toto divulgou a formação que acompanhará Steve e Joseph nos shows de 2024. Ela conta com Greg Phillinganes (teclado e vocal), Shannon Forrest (bateria), John Pierce (baixo), Warren Ham (metais, percussão) e Steve Maggiora (teclado e vocal).
O grupo já tem shows confirmados como atração de abertura da turnê que celebra os 50 anos do Journey. Paralelamente, Lukather segue na estrada com a Ringo Starr’s All-Starr Band, da qual é o integrante mais longevo – exceção óbvia ao Beatle que lidera a empreitada.
Journey e Toto no Brasil?
Ao divulgar os novos compromissos ainda no ano passado, o guitarrista do Journey, Neal Schon, empolgou fãs de outros continentes ao dizer que “isso é só o começo, meus amigos”. O guitarrista parecia referir-se à chance de anunciar mais datas em outros locais num futuro próximo.
Não é a primeira vez que Schon aborda essa possibilidade. Em entrevista de 2022 ao site IgorMiranda.com.br, com vídeo legendado disponível no YouTube, o músico destacou que havia o planejamento de trazer a turnê conjunta ao Brasil e América do Sul de forma geral.
“Estamos planejando ir pro exterior. Não vi todas as datas, mas estamos falando de América do Sul, Brasil, tudo quanto é lugar, além da Europa. Acho que iremos descobrir que somos mais fortes no exterior do que achávamos. Empresários não queriam que fôssemos aí por não ser tão lucrativo. Eles tinham que dividir com os outros promotores, é tudo política. A primeira vez que tocamos em Viña del Mar (Chile) com Arnel (Pineda, vocalista), o primeiro show dele, tocamos para 30 milhões de pessoas na TV. Nós piramos, a plateia amou, mas nunca voltamos lá. Fico me perguntando o porquê disso. Então acho que será uma experiência incrível quando formos aí.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.