Integrante da formação original do Thin Lizzy, Eric Bell já dividiu o palco com o Metallica no passado. Em 1999, o guitarrista participou de um show da banda em Dublin, na Irlanda, onde tocou com eles “Whiskey in the Jar” — tradicional faixa irlandesa popularizada pelo seu próprio grupo nos anos 1970.
Contudo, diferente do esperado, o instrumentista não curtiu o momento. Conversando com a Guitar World, ele explicou o motivo.
Como relembrou, o convite para integrar a apresentação veio por meio de uma ligação. Ao receber o telefonema, Bell não ficou empolgado, já que, na época, não fazia ideia de quem era o Metallica, muito menos conhecia a versão de “Whiskey in the Jar” do quarteto — presente no álbum de covers “Garage Inc.” (1998).
Ele contou:
“Eu não sabia nada sobre o Metallica. Nada mesmo. Não gosto desse tipo de música. Então, quando alguém me disse que eles tinham gravado ‘Whiskey in the Jar’, eu pensei ‘quem são eles?’. E aí me pediram para participar do show, que foi um caos. Não sei por que me ligaram. Acho que a impressão que eles tiveram foi que eu sabia quem eles eram. Eu não sabia. Eles achavam que eu os admirava, mas não era verdade.”
Sendo assim, ao conhecê-los pessoalmente, Eric não demonstrou qualquer reação entusiasmada, o que, sem suas palavras, afetou os colegas de profissão:
“Um dos roadies me levou para o hotel deles e eu fiquei no corredor esperando. Cada um deles desceu e apertou minha mão esperando que eu ficasse impressionado. Mas eu não sabia quem eles eram, nunca tinha ouvido a música deles e não estava preocupado com isso. Isso os pegou de surpresa.”
Faltou química
Por isso, de maneira geral, a parceria não funcionou. Para piorar, até os estilos de tocar eram muito diferentes, colaborando para a falta de sintonia entre os músicos, na opinião do guitarrista.
“Não foi agradável. Não havia química. Eles usavam afinações muito graves, o que é típico para eles, mas não para mim. ‘Whiskey in the Jar’ era tocada no tom F, o que foi muito estranho. Daquele ponto em diante, minha cabeça não estava focada nisso. Eu apenas toquei do meu jeito e seguimos caminhos separados.”
Origens de “Whiskey in the Jar”
A cantiga, sobre um salteador de estrada que é traído pela amante, tem origens desconhecidas. Dentre as várias especulações está a do historiador Alan Lomax que sugere que a música surgiu no século 17 em homenagem aos salteadores de estrada que eram considerados heróis nacionais na Grã-Bretanha.
A versão do Thin Lizzy se tornou um hit na Europa. Atingiu o topo da parada irlandesa, além do 6º lugar no Reino Unido e 7º na Alemanha. Apesar do sucesso, o grupo não gostava da canção, a ponto de retirá-la do repertório da maioria de seus shows.
A regravação do Metallica também fez sucesso. Com videoclipe que teve alta rotatividade na MTV, a faixa conquistou a quarta posição da parada Mainstream Rock da Billboard, nos Estados Unidos, bem como na Noruega. Chegou ainda a colocações de número 14 na Áustria, 15 na Suécia, 23 na Alemanha e 29 no Reino Unido.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.
Po, não curtir o estilo de música, beleza, mas vir com essa de que nunca ouviu falar, é conversa para boi dormir. O Metallica já era uma banda respeitada no meio antes de lançar o Black Álbum, mas após ele, com tantas músicas tocando nas rádios e a banda lotando shows em todo canto, é impossível que o cara não tivesse conhecimento.
Haha que baita mala.