A volta de Mike Portnoy ao Dream Theater encerrou um hiato de 13 anos que os fãs já temiam não mais se concretizar. Afinal de contas, o baterista vinha se envolvendo cada vez mais em outros projetos, além de a parceria da banda com Mike Mangini ter se mostrando bastante frutífera.
Porém, aqui estamos com o retorno realizado. E o ambiente se mostrou propício quando todos resolveram “baixar a guarda”. Após uma reaproximação gradual, o instrumentista retomou o contato coletivo em 2022. E foi como se o tempo não tivesse passado.
Quem garante é o próprio, em entrevista ao canal Drumeo – transcrita pela Metal Hammer:
“Voltei a trabalhar com John (Petrucci, guitarrista) em sua carreira solo. Depois, nos reunimos com Jordan (Rudess, tecladista) para mais um álbum do Liquid Tension Experiment. Parecia que tudo estava começando a se encaixar no nível pessoal e depois no musical também.”
Mike Portnoy e James LaBrie aos beijos
Porém, havia uma última rusga a ser sanada, com o vocalista.
“Acho que a peça final foi eu me reconectar com James LaBrie, porque não nos falávamos há mais de uma década. Fui ver o show em Nova York em 2022 e foi a primeira vez que nos encontramos em mais de uma década. Cinco segundos depois de nos vermos foi enorme, estávamos aos beijos. Foi como se qualquer drama e besteira que aconteceu durante todos esses anos de separação, simplesmente desaparecesse imediatamente.”
A partir de então, o maior obstáculo para uma volta profissional estava rompido. E todos sabiam disso.
“Com James e eu nos tornando amigos novamente, isso começou a parecer uma inevitabilidade. Nunca esteve em nossos planos nos reunirmos eventualmente. Na verdade, se você tivesse me perguntado isso há cinco anos, provavelmente eu não teria apostado dinheiro. Mas com o desenrolar de tudo, parece que estamos no lugar e na hora certa nesta fase das nossas vidas.”
A volta para o Dream Theater
Mike Portnoy teve seu retorno ao Dream Theater no último dia 25 de outubro. Ano passado, uma reaproximação pública já havia sido vislumbrada, após o músico ter comparecido a um show do grupo no Beacon Theatre, em Nova York. À época, ele posou para fotos com os colegas, além de seu substituto, Mike Mangini.
Apesar de obviamente voltar a priorizar o grupo, o músico garante que não abandonará outros projetos – exceto o Sons of Apollo, definitivamente encerrado. Já há compromissos assumidos para 2024 com o The Winery Dogs, Flying Colors e Metal Allegiance no primeiro semestre.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.