Em 2004 o Bush decidiu tirar um período de férias, o que levou o frontman Gavin Rossdale a criar um novo grupo: o Institute.
O projeto ainda contava com o guitarrista Chris Traynor (ex-Bush e Helmet), o baixista Cache Tolman (Rival Schools) e o baterista Josh Freese, posteriormente substituído por Charlie Walker.
Durou apenas um disco, “Distort Yourself”, lançado em 2005. O quarteto chegou a abrir shows da Vertigo Tour, do U2, mas não manteve atividades na sequência.
Refletindo sobre o período, Rossdale declarou à Guitar World não ter arrependimentos, mas reconhece que hoje faria diferente.
“Não me arrependo de nada, mas o disco do Institute devia ter sido lançado pelo Bush. Sentia falta de tocar algo na linha mais pesada da banda. Esse álbum resgata isso, as músicas possuem muita vida. Deveria ter sido um Bush 2.0, 3.0, 16.0 ou seja lá do que você quiser chamar.”
Institute e “Distort Yourself”
“Distort Yourself” teve produção de Page Hamilton, líder do Helmet. Gavin assinou 10 das 12 faixas sozinho. As exceções foram o single “Bullet Proof Skin”, parceria com o DJ e produtor britânico Photek, além “Information Age”, assinada junto a Chris Traynor.
O trabalho chegou ao 81º lugar na Billboard 200, principal parada dos Estados Unidos.
Veja também:
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.