Yngwie Malmsteen é uma referência para diferentes tipos de músicos. O guitarrista não só inspira quem toca o instrumento de seis cordas, mas até os sanfoneiros, como mostrou o brasileiro João Felipe Menezes de Almeida, mais conhecido pelo apelido Joquinha Almeida.
Nas redes sociais, Joquinha — que descreve seu perfil como uma prova de que “a sanfona é muito mais do que você imagina” — postou um vídeo adaptando as músicas do sueco para a sanfona. Intitulada “Se Yngwie Malmsteen fosse forrozeiro”, a compilação trouxe novas versões das faixas “Vengeance”, “Liar”, “Deja Vu”, “Crown of Thorns” e “Evil Eye”.
O registro chegou no próprio guitarrista, que parece ter ficado impressionado diante da habilidade mostrada. Pelo Instagram, ele repostou a filmagem e expressou felicidade na legenda:
“Fico feliz quando minhas composições afetam tantas pessoas diferentes.”
Então, Joquinha — que afirmou ter chorado com a interação — escreveu em resposta nos comentários:
“E sua música realmente causa impacto!! Minha vida musical mudou quando comecei a ouvir você! E depois dessa repostagem mudou ainda mais! Isso aqui tem um valor surreal! Mestre Yngwie, muito obrigado por isso!! Tudo de bom e do melhor para você.”
Heavy metal na sanfona
Esse não foi o único vídeo do sanfoneiro ligado ao universo do rock e do metal. Nos últimos tempos, ele compartilhou releituras na sanfona de nomes como Iron Maiden, Stratovarius, Angra (notada pelos ex-integrantes e membros da banda) e Shaman. Confira a seguir.
Sobre Joquinha Almeida
Nascido no ano 2000, o jovem acordeonista, cantor e compositor paulista se destaca pela mistura de ritmos.
Conversando com a revista Ritmo Melodia, o músico afirmou ser eclético e citou entre seus ídolos brasileiros o saudoso vocalista Andre Matos, Djavan, Alcione, Sérgio Reis e Luiz Gonzaga. Em 2022, lançou seu segundo álbum, “Alma de Mestre”.
Sobre Yngwie Malmsteen
Lars Johan Yngve Lannerbäck foi o pioneiro do estilo neoclássico, mesclando influências de música erudita ao hard/heavy em seu modo de tocar guitarra. Despontou na cena americana ao se juntar ao Steeler, que também revelou o vocalista Ron Keel.
Depois, se juntou ao Alcatrazz, banda do cantor Graham Bonnet após sua saída do Rainbow. A seguir, partiu para a carreira solo que o consagrou de vez como um dos principais instrumentistas de sua geração. Ainda gravou e excursionou com G3, Generation Axe, Hear ‘N Aid, Tone Norum, Saxon, Derek Sherinian e Human Clay, entre outros.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.