Para muitos o Black Sabbath foi a primeira banda a verdadeiramente incorporar o que veio a ser conhecido como heavy metal. Sim, alguns artistas já perambulavam pelos caminhos, mas o quarteto de Birmingham foi responsável por definir a sonoridade em todas as suas características.
Ainda assim, os próprios nunca se sentiram realmente confortáveis com a classificação. Em seus shows, fosse com a banda ou em carreira solo, você jamais ouviu Ozzy Osbourne gritar outra coisa senão “rock and roll” ao microfone.
Em entrevista à revista Spin, o Madman voltou a externar sua opinião sobre o tema.
“Bem, nunca me senti confortável com o título que me deram – ‘metal’. Porque Ozzy Osbourne toca pesado, mas as bandas que são [consideradas metal] são realmente pesadas. E somos todos colocados na mesma categoria. Quando você é classificado com um determinado gênero, pode ser muito difícil fazer algo diferente, um pouco mais leve, uma faixa acústica ou o que quiser. Antigamente, tudo era apenas rock. Para mim ainda é.”
A opinião sempre foi compartilhada pelos outros integrantes da formação original. Um exemplo pode ser visto no vídeo abaixo, um trecho especial do “All Hail Black Sabbath”, feito pela MTV em 1998. Na ocasião, Ozzy deixa claro – apoiado pelo baixista Geezer Butler – que prefere ser reconhecido como hard rock em vez de heavy metal.
No início do ano atual, Geezer falou ao Eddie Trunk Podcast que o termo acabou servindo para bullying contra a banda em sua terra natal.
“Estávamos em turnê na América, acho que foi a segunda turnê nos Estados Unidos. Eu li essa resenha e o cara dizia: ‘isso não é música. Parece um monte de heavy metal sendo esmagado’. De alguma forma, isso chegou à Inglaterra e passou a ser usado de forma sarcástica contra nós. Por algum motivo, ficamos presos a isso.”
A expressão “heavy metal”
De acordo com a história em sua forma mais popular, o termo foi retirado de “Born To Be Wild”, clássico do Steppenwolf que continha a expressão “heavy metal thunder” em sua letra. Seria uma alusão ao barulho da motocicleta quando acelerada em ponto morto.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.
No dia em que Ozzy for Metal, Aracy de Almeida, Hebe Camargo e Dercy Gonçalves irão substituir as Girlschool, Runaways ou vão cantar junto com Joan Jett, Lita Ford ou no The Plasmatics.