A capa do álbum é um componente essencial até os dias atuais. Pode ser a porta de entrada para o interesse do ouvinte antes mesmo de escutar o conteúdo. Ciente disso, Joni Mitchell fez questão de sempre se envolver na confecção das ilustrações que ajudariam a vender seus discos.
O fato não deveria surpreender fãs mais atentos. Na verdade, a artista confessa ter uma intimidade bem maior com a arte plástica do que com a própria experiência auditiva. Em depoimento resgatado pelo Far Out Magazine, ela explicou:
“Sou uma pintora que escreve canções. Minhas músicas são muito visuais. As letras criam cenas…”
Em entrevista de 2000 ao Toronto Globe and Mail, a estrela foi além na explicação de como esses dois lados de sua personalidade criativa se entrelaçam.
“Sempre me considerei uma pintora descarrilada pelas circunstâncias. Sempre guardo um tempo para pintar. E às vezes sou irresponsável com minha carreira musical por conta disso. Porque a pintura é obsessiva. Eu esqueço de comer. Eu esqueço de dormir. E muitas vezes uma ideia surge em momento inapropriado, como quando eu deveria estar dando entrevistas ou cuidando da minha saúde. Não posso evitar. Não é algo voluntário. Apenas sinto vontade de pintar.”
O mais surpreendente do bate-papo veio quando Joni disse:
“Eu canto minha tristeza e pinto minha alegria.”
Realidade da indústria musical
Quatro anos depois, em conversa com o Washington Post, Mitchell revelou que a realidade da indústria a empurrou ainda mais para a prática preferida.
“Ouvi alguém do mundo da música dizer que não está mais em busca de talentos, mas que quer pessoas com uma certa aparência e vontade de cooperar. Achei interessante, porque acredito que uma total relutância em cooperar é o que é necessário para ser um artista – não por razões perversas, mas para proteger a sua visão, arte ou música. É por isso que passo meu tempo pintando.”
Capas
Confira abaixo alguams capas de discos pintadas por Joni Mitchell.
Joni Mitchell atualmente
Em 2023, Joni Mitchell realizou seu primeiro show como headliner após mais de duas décadas. A apresentação aconteceu no dia 10 de junho em Washington, Estados Unidos, durante o festival Echoes Through the Canyon, organizado pela cantora americana Brandi Carlile.
A artista canadense sofreu um aneurisma cerebral em 2015. Desde então, vem passando por uma série de tratamentos visando reaprender a caminhar, falar, cantar e tocar instrumentos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.