Durante entrevista em 2020, Daniel Ek, CEO do Spotify, fez comentários polêmicos a respeito da remuneração oferecida pela plataforma. À época, o profissional afirmou que os artistas insatisfeitos com o pagamento do streaming deveriam lançar mais músicas e álbuns para melhorar a renda.
Como mostram análises, o Spotify paga cerca de US$ 0,00348 por reprodução, menos até do que um centavo de dólar. Sendo assim, para Dee Snider, é revoltante ouvir declarações do gênero – ao ponto de achar que o CEO merece levar um tiro.
Durante participação no podcast The Jeremy White Show (transcrição via Ultimate Classic Rock), o vocalista do Twisted Sister criticou o posicionamento de Daniel Ek. Em suas próprias palavras, “criar música” é muito diferente de “produzir latas de Coca-Cola”.
“No Spotify, você paga uma assinatura mensal, mas nós estamos recebendo muito, muito pouco. Esse cara do Spotify deveria ser retirado e tomar um tiro. Quando ele soube que os artistas reclamavam do pouco que recebíamos, sua resposta foi ‘fazer mais música’. Como se estivéssemos produzindo latas de Coca-Cola.”
O cantor continuou, destacando como a renda obtida com o licenciamento de músicas para filmes, séries e jogos é superior e uma verdadeira salvação:
“Essa resposta de ‘fazer mais música’ é uma ofensa, é fazer pouco caso. O licenciamento é a última dádiva de Deus, o último oásis, onde você pode realmente ganhar algum dinheiro. Steven Spielberg escolheu a música ‘We’re Not Gonna Take It’ para o final do filme ‘Jogador Nº 1’ e sou muito grato porque não estou recebendo nada do Spotify.”
Dee Snider e Spotify
Essa não foi a primeira vez que Dee Snider direcionou críticas ao Spotify. Quando Daniel Ek mostrou tal ponto de vista em 2020, Sebastian Bach e Mike Portnoy reprovaram a atitude do CEO, como o vocalista do Twisted Sister, que postou no X/Twitter:
“Que tal você [Daniel Ek] escrever e gravar sua própria música, seu saco de m#rda sem talento? Ah, você não pode, porque então você teria que tentar viver da mixaria que paga. Enquanto você ouvinte aproveita o Spotify, isso ajuda a matar uma enorme fonte de renda para artistas/criadores. A quantidade de artistas ‘ricos o suficiente’ para suportar essa perda de rendimento é de cerca de 0,0001%. A solução de Daniel Ek é escrevermos e gravarmos mais? F#da-se ele.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.