Morreu aos 65 anos o vocalista Shane MacGowan. Ele foi um dos fundadores do Pogues, banda inglesa responsável por popularizar o celtic punk.
A causa específica não foi divulgada, mas sabe-se que MacGowan lidou por com problemas de saúde em tempos recentes. Em dezembro último, foi internado com encefalite viral e passou por terapia intensiva durante vários meses deste ano.
A morte do cantor foi confirmada por meio de um comunicado divulgado pela família. De acordo com a nota, ele faleceu às 3h30 desta quinta-feira (30).
Por meio das redes sociais, sua esposa, Victoria Mary Clarke, afirmou:
“Shane sempre será a luz que tenho diante de mim e a medida dos meus sonhos e o amor da minha vida… Sou abençoada mais do que as palavras podem explicar por tê-lo conhecido, por tê-lo amado por ter sido tão infinita e incondicionalmente amada por ele.”
Shane MacGowan e Pogues
Nascido em Kent, na Inglaterra, e filho de imigrantes irlandeses, Shane MacGowan foi o frontman do Pogues desde a fundação em 1982 até o rompimento em 2014 — embora tenha ficado fora entre 1991, quando foi demitido, e 1996, período de hiato encerrado em 2001. A influência da terra de seus anepassados se mostrava presente tanto no som quanto nas letras da banda.
Seus cinco primeiros álbuns, lançados entre 1984 e 1990, foram todos premiados com disco de ouro ou prata no mercado britânico — com destaque a “If I Should Fall from Grace with God” (1988), terceiro do catálogo e responsável por atingir o terceiro lugar na parada local. O trabalho fez sucesso no embalo do single “Fairytale of New York”, parceria com Kirsty MacColl que chegou ao topo do chart irlandês, além de abocanhar a segunda colocação no ranking do Reino Unido.
Além do Pogues, Shane foi membro dos Nipple Erectors e teve o projeto Shane MacGowan and the Popes, além de produzir seu próprio material solo e colaborar com artistas como Kirsty MacColl, Joe Strummer, Nick Cave, Steve Earle, Johnny Depp, Sinéad O’Connor e Ronnie Drew.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.