Lanny Gordin, um dos guitarristas mais importantes da história da música brasileira, morreu na madrugada desta terça-feira (28). O falecimento aconteceu justamente no dia em que o músico completou 72 anos.
De acordo com a Folha de S. Paulo, o músico enfrentava uma pneumonia há um mês. Ele também era portador da síndrome de Guillain-Barré, distúrbio autoimune que ataca o sistema nervoso.
Filho de um russo com uma polonesa, o artista nasceu em Xangai, China. Após um curto período em Israel, mudou com a família para o Brasil aos 6 anos de idade. Inspirado por Jimi Hendrix, se tornou figura central no movimento tropicalista, tendo gravado e excursionado com Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa. Ainda colaborou com Elis Regina, Tom Zé, Rita Lee, Tim Maia, Jair Rodrigues, Jards Macalé e Chico César, entre vários outros.
Junto a Hermeto Pascoal e o guitarrista alemão Olmir Stocker, Gordin integrou o grupo Brazilian Octopus. O projeto lançou um álbum em 1969. À época não obteve grande repercussão popular. Porém, se tornaria cultuado e reverenciado por artistas e aspirantes ao longo das décadas seguintes.
De acordo com o próprio em entrevistas posteriores, o consumo de LSD acabou agravando um quadro de esquizofrenia que o levou a ser internado em sanatórios pela família. Em alguns momentos, chegou a ser submetido a eletrochoques. Acabou se afastando do meio musical, exceto por algumas participações esporádicas em discos nos anos 1980 e 1990.
Entre suas obras referenciais estão:
- “Gal Costa” (1969), “Gal” (1969), “LeGal” (1970) e “Fatal – A todo vapor” (1971), com Gal Costa;
- “Caetano Veloso” (também conhecido como “Álbum Branco”, de 1969), de Caetano Veloso;
- “Gilberto Gil” (1969) e “Expresso 2222” (1972), de Gilberto Gil;
- “Build Up” (1970), primeiro disco solo de Rita Lee;
- “Carlos, Erasmo” (1971), de Erasmo Carlos.
No século atual, ensaiou uma retomada de carreira com o lançamento de discos solo. O mais recente, “Lanny’s Quartet & All Stars” (2014), contou com participações dos guitarristas Luiz Carlini (Tutti-Frutti), Frejat (ex-Barão Vermelho), Pepeu Gomes (Novos Baianos), Sergio Dias (Mutantes) e Edgard Scandurra (Ira!).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.