Jimmy Page fez uma performance surpresa durante a cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame, na última sexta-feira (3), no Barclays Center em Nova York, Estados Unidos. Foi a primeira apresentação ao vivo do guitarrista do Led Zeppelin em 8 anos.
A rara aparição em palco ocorreu como uma homenagem a seu “herói”, o já falecido músico Link Wray, introduzido à instituição na categoria “influência musical”. O DJ Kool Herc, creditado como criador do hip-hop, também foi agraciado com o reconhecimento neste segmento.
Inicialmente, Page apareceu apenas em uma mensagem pré-gravada nos telões do Barclays Center. Conforme relata o Blabbermouth, o guitarrista se recordou de ter ouvido o clássico instrumental “Rumble” de Wray pela primeira vez quando era adolescente e pensou:
“O que era aquilo? Naquela época, havia muitos instrumentais de guitarra, mas como um garoto de 14 anos que mal conseguia tocar guitarra, isso realmente teve um impacto em mim. O vigor, a força e o poder disso. E você sabe de outra coisa? Foi destemido. Foi simplesmente fenomenal. A essência do ‘cool’.”
Em seguida, o músico de 79 anos subiu ao palco com sua famosa guitarra de dois braços e tocou a própria “Rumble”. Vídeos podem ser conferidos a seguir.
Jimmy Page ao vivo
Até então, a última apresentação ao vivo de Jimmy Page havia sido em novembro de 2015, quando recebeu o prêmio Founders Award 2015 pelo museu EMP, em Seattle, nos Estados Unidos. O guitarrista subiu ao palco para tocar “Rock and Roll”, clássico do Led Zeppelin, ao lado de Rich Robinson (The Black Crowes), John Hogg, Jerry Cantrell (Aline In Chains), William DuVall (Alice In Chains e Soundgarden), Kim Thayil (Soundgarden), Krist Novoselic (Nirvana), Paul Rodgers (The Firm), Brian Wheat (Tesla) e Paul Allen.
Desde a reunião do Led Zeppelin para um show, em 2007, Page tem prometido que irá retomar suas atividades enquanto performer. No entanto, ele tem se envolvido apenas em trabalhos relacionados a produção, como relançamentos de catálogo do Zeppelin.
Rock and Roll Hall of Fame 2023
Willie Nelson, Kate Bush, Rage Against the Machine, Missy Elliott, Sheryl Crow, George Michael e The Spinners foram homenageados pelo Rock and Roll Hall of Fame, na categoria principal, em 2023.
Preencheram ainda a lista de honrarias a cantora Chaka Khan, o músico e produtor Al Kooper e o letrista Bernie Taupin, todos na categoria “excelência musical”; o pioneiro guitarrista Link Wray e o criador do hip-hop DJ Kool Herc na seção de “influência musical”; e o apresentador de TV Don Cornelius, o “Soul Train”, como o vencedor do prêmio anual Ahmet Ertegun.
Para ser elegível, o primeiro single ou álbum do artista ou banda deve ter sido lançado há pelo menos 25 anos. Ou seja: a estreia para a classe de 2023 deve ser datada de 1998 ou antes.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.