O filme “Little Richard: I Am Everything” figura entre os indicados na categoria Melhor Filme Musical no Grammy Awards 2024. A indicação é a primeira tanto para o “Arquiteto do Rock and Roll” quanto para a produtora Rolling Stone Films, ligada à revista homônima.
Dirigida por Lisa Cortés e com produção executiva assinada por Dee Rees, a obra mergulha no gênio musical e no poder transgressor de seu pioneirismo, que lançou as bases para o estilo mais popular da história através de singles como “Tutti Frutti” e “Long Tall Sally”.
Apesar do legado do cantor e de seu lugar indiscutível entre os maiores talentos da música, Little Richard nunca recebeu uma indicação ao Grammy ou venceu uma categoria competitiva ao longo de toda a sua carreira. Seus maiores sucessos e canções mais impactantes antecederam o estabelecimento do Grammy Awards, em 1959. Apesar disso, ele ainda recebeu um prêmio pelo conjunto da obra da Recording Academy em 1993.
Cortés declarou à Rolling Stone:
“Um dos princípios de organização do filme é dar o microfone a Richard, deixá-lo contar sua história. A ideia foi dar o arbítrio que muitas vezes, ao longo de sua vida, ele sentiu que lhe foi negado. E ao oferecer o microfone, podemos ter o que esperamos ser uma experiência imersiva da história do berço ao túmulo.”
“Little Richard: I Am Everything” estreou em janeiro de 2023 no Festival de Cinema de Sundance, realizado em Utah, Estados Unidos. Nomes como Paul McCartney, Mick Jagger, Nile Rodgers e Tom Jones concederam depoimentos.
Richard Wayne Penniman faleceu aos 87 anos em 9 de maio de 2020, vitimado por câncer nos ossos. Seu legado contribuiu com a criação dos aspectos mais frenéticos e potentes do que viria a ser conhecido como rock and roll e seu desdobramento em subgêneros. Apenas na primeira década de carreira, vendeu mais de 30 milhões de cópias dos seus discos e compactos em todo o mundo.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.