Joe Bonamassa não é o tipo de músico que soa como a cópia de alguém. Apesar de influências identificáveis, ele entende ser importante criar uma identidade própria em seu estilo de tocar, sem tentar ficar imitando os ídolos.
Durante entrevista ao podcast “On the Record”, do Ultimate Guitar, o instrumentista contou como aprendeu suas primeiras músicas. E citou um ícone da guitarra logo de cara.
“Descobri muita coisa de ouvido. Na minha época, tínhamos fitas cassete e vinil. A primeira música que aprendi foi ‘Voodoo Child (Slight Return)’, de Jimi Hendrix. Estava com cerca de sete anos e tive minha primeira comunhão, então comprei um pedal wah. As crianças italianas no interior do estado de Nova York ganham dinheiro quando fazem a primeira comunhão. Eu tinha algumas centenas de dólares e convenci minha mãe e meu pai a me deixarem gastar US$ 65 por um Dunlop Crybaby. Não lembro o que aconteceu com ele, mas hoje tenho um wah com o meu nome. E isso remonta à minha primeira comunhão.”
A seguir, Joe não escapou da manjada resposta sobre o que diria a aspirantes no instrumento. Para tal, se valeu de uma lógica que usou para a própria carreira.
“Aprenda, mas não a ponto de soar exatamente igual. Sempre coloque seu próprio estilo. Nunca aprendi nada nota por nota. Não via motivo para isso e ainda não vejo. Quero dizer, sim, se eu fosse encarregado de tocar o solo de ‘Hotel California’ com Don Felder, pode apostar que vou aprender corretamente porque é uma coisa muito específica. Mas se você está apenas aprendendo licks de discos de seus músicos favoritos, pegue a essência, mas não toque literalmente. Sempre tente dar um toque pessoal.”
E ainda há um elemento primordial: o entretenimento.
“Sei que esta é uma afirmação controversa, mas divirta-se. Tocar tem que ser divertido. As pessoas adoram comparar: ‘Ah, fulano de tal é melhor que você’ ou ‘Você é melhor que isso’. Não interessa. O importante é que seja divertido. Independente de você ser melhor ou pior que alguém.”
Sobre Joe Bonamassa
Nascido em New Hartford, estado americano de Nova York, Joseph Leonard Bonamassa começou a se destacar aos 12 anos. À época, abriu uma turnê de 20 shows de B.B. King.
Em 1991, teve a banda Bloodline, com os filhos de Miles Davis, Robby Krieger (The Doors) e Berry Oakley (Allman Brothers Band). Apenas um disco foi lançado.
Além do trabalho solo, participa do supergrupo Black Country Communion, com Glenn Hughes, Jason Bonham e Derek Sherinian. Também faz parte do Rock Candy Funk Party, voltado ao Jazz/Funk e possui uma parceria prolífica com a cantora Beth Hart. Três álbuns de estúdio e um ao vivo já foram disponibilizados.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.