No próximo mês de outubro, os Rolling Stones lançarão um novo álbum de inéditas, “Hackney Diamonds”. Andrew Watt – que trabalhou recentemente com Iggy Pop, Ozzy Osbourne e Pearl Jam e que também assinou a produção do disco – tinha uma pretensão muito específica para a sonoridade do material.
Conversando com o jornal The New York Times, o produtor explicou que as gravações no estúdio aconteceram de forma semelhante a uma performance no palco. Todos os integrantes tocaram juntos, com as guitarras de Keith Richards posicionadas à esquerda e as de Ronnie Wood à direita, pois a banda ouve uns aos outros dessa forma nos shows.
Havia um propósito por trás da atitude, como destacou:
“Eu queria que [o álbum] soasse enorme. Porque eles são maiores do que a vida. Eles são os Stones, [palavrão]. Ao ouvir esse álbum, você deve imaginar os Stones tocando em um estádio, porque é isso que eles são.”
Wood complementou a resposta, mencionado a química musical entre os membros:
“Quando a banda se reúne e essa mágica começa a acontecer, quem sabe aonde ela pode chegar?”
Andrew Watt e a parceria com os Rolling Stones
Em entrevista à Rolling Stone, o guitarrista Ronnie Wood revelou que Andrew Watt foi recomendado por outra lenda após problemas de disponibilidade com o produtor de longa data dos Stones, Don Was.
“O processo estava saindo dos trilhos e eu falei que a gente precisava de um árbitro. Eu estava jantando com Paul McCartney e ele perguntou como estavam indo as coisas. Eu falei que a gente precisava de alguém pra mandar na gente. E ele falou: ‘bem, tem esse cara jovem em Nova York, Andrew Watt, tentem ele’.”
Curiosamente, Mick Jagger já estava em contato com Watt, pois havia sido apresentado ao jovem produtor — por Was, inclusive — alguns anos antes. Quando foi feito o convite para que o profissional comandasse as gravações, a resposta foi entusiasmada e retórica:
“Urso c@ga no mato?”
De acordo com Wood, o produtor era exatamente de quem a banda precisava. O trabalho foi iniciado com uma espécie de esquadrinhamento de mais de 100 canções compostas para selecionar as melhores.
“[Andrew] veio, mandou na gente, ouviu o material, arrumou tudo e selecionou as melhores. As escolhas foram incríveis.”
Uma opção que pareceria natural em retrospecto foi convencer Mick Jagger e o guitarrista Keith Richards a fazer uma versão acústica, só com os dois, da música responsável por dar nome à banda: “Rollin’ Stone”, de Muddy Waters. O vocalista falou sobre a experiência:
“Foi uma coisa legal de fazer com Keith. Nunca havíamos tocado essa canção, então foi preciso aprendê-la. Há tantas músicas do Muddy Waters. Aquela, a que deu o nome à banda, a gente nunca tinha feito. E eu não sei o porquê.”
Sobre “Hackney Diamonds”
“Hackney Diamonds” sai no próximo dia 20 de outubro. É o 24º trabalho da discografia britânica da banda – 26º na americana.
Anteriormente, já havia sido confirmado que o baterista Charlie Watts, falecido em 2021, havia gravado duas faixas: “Mess it Up” e “Live By the Sword”. A segunda ainda conta com Bill Wyman, baixista do grupo de sua fundação até o início dos anos 1990. Porém, também há participantes externos.
A própria “Live by the Sword” ainda conta com Elton John ao piano, função que o Rocket Man também exerce em “Get Close”. Aparentemente, o músico fez as pazes com Keith Richards após décadas de trocas de alfinetadas através da imprensa.
Também revelado outrora, Paul McCartney comparece com seu baixo em “Bite My Head Off”. E a especulação da presença de Ringo Starr ficou apenas na sessão de boatos mesmo. Finalizando, “Sweet Sounds of Heaven” inclui uma dobradinha, com Lady Gaga nos vocais e Stevie Wonder no piano.
Steve Jordan, que vem excursionando com Mick Jagger e companhia, registrou a bateria na ausência de Charlie.
De acordo com informação do colunista social e apresentador Amaury Júnior, os Rolling Stones devem passar pelo Brasil em março de 2024. Será a quinta vinda da banda ao país. Anteriormente, eles passaram por aqui nos anos de 1995, 1998, 2006 e 2016.
Rolling Stones — “Hackney Diamonds”
- Angry
- Get Close (feat. Elton John)
- Depending On You
- Bite My Head Off (feat. Paul McCartney)
- Whole Wide World
- Dreamy Skies
- Mess It Up (feat. Charlie Watts)
- Live By The Sword (feat. Charlie Watts, Bill Wyman & Elton John)
- Driving Me Too Hard
- Tell Me Straight
- Sweet Sounds Of Heaven (feat. Lady Gaga & Stevie Wonder)
- Rolling Stone Blues
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.