Um homem foi preso na tarde deste domingo (3), suspeito de ter participado do atentado que acabou com Mingau, baixista do Ultraje a Rigor, levando um tiro na cabeça. A detenção aconteceu no bairro Ilha das Cobras, em Paraty (RJ), onde o ataque aconteceu na noite do último sábado (2). As polícias civil e militar chegaram ao acusado através de uma denúncia anônima.
De acordo com informações do G1, os agentes encontraram na residência do indivíduo um notebook, grande quantidade de drogas, armas e munições. Ele foi encaminhado para a delegacia e está à disposição da Justiça. As buscas pelos outros envolvidos seguirão pelo período que for necessário.
Um amigo do músico, que estava junto na hora do ocorrido, prestou depoimento. Ele contou que os dois haviam sacado dinheiro em um bando e estavam indo fazer um lanche. Ao se abaixar para se proteger, percebeu que Mingau caiu para o seu lado logo após os primeiros disparos. Em seguida, o automóvel perdeu o controle e bateu no portão de uma casa.
O delegado titular de Paraty, Marcello Russo, destacou que a área onde o crime ocorreu é dominada pelo tráfico de drogas. A especulação é que, ao ver o carro, uma picape escura, pode ter sido confundido, o que levou aos tiros.
Rinaldo Oliveira Amaral, mais conhecido como Mingau, foi transferido para um hospital particular na zona sul de São Paulo. O deslocamento aconteceu via aérea, com uma UTI móvel. O artista tem 56 anos.
Após passagens por Ratos de Porão, Inocentes e Olho Seco, entrou para o Ultraje a Rigor em 1999, na vaga deixada por Serginho. Com as saídas em 2002 de Flávio e Heraldo, tornou-se o membro mais antigo ao lado de Roger a permanecer na formação, hoje completa por Marcos Kleine (guitarra, desde 2009) e Bacalhau (bateria, desde 2002).
Em maio último, Mingau, Kleine e Bacalhau formaram o The Ultrajantes junto do vocalista Ivan Sader. Com bênção de Roger, o projeto tem como proposta tocar músicas do Ultraje a Rigor em shows, já que o frontman não viaja de avião e opta por realizar shows apenas na região de São Paulo, onde vive.
Coisa horrível! Ainda não há informações sobre o motivo do tiro, mas uma coisa é certa: não circulem com uma picape escura numa área de tráfico.