Responsável por compor uma quantidade absurda de riffs, Nile Rodgers se tornou um dos maiores guitarristas de todos os tempos. Mas como todo reles mortal, ele precisou um dia aprender a tocar o instrumento.
No episódio mais recente de Shred With Shifty, podcast apresentado pelo guitarrista do Foo Fighters, Chris Shiflett, Rodgers relembrou como começou a tocar o instrumento aos 16 anos, uma idade considerada já avançada.
O músico vinha do mundo de orquestras sinfônicas desde criança, tocando instrumentos de sopro. A experiência de tocar clarinete o ajudou a estudar, por ambos os instrumentos estarem no mesmo registro sonoro.
Contudo, antes que pudesse fazer esse progresso, Nile enfrentou um pequeno problema: ele não sabia como afinar um violão. Conforme transcrição própria, ele afirmou:
“Eu peguei o violão do meu avô, e ele só tocava blues. Eu tentei afinar, mas não sabia nada sobre violão, porque violão não faz parte de uma orquestra sinfônica. Então afinei em intervalos de quintas [quinta nota relativa da escala. Ex.: Dó e Sol, Lá e Mi], porque era a única coisa que meio que fazia sentido pra mim. Aí eu saí e comprei um livro de partituras dos Beatles. Eu tentava tocar a canção ‘A Day in the Life’. Eu tocava que nem estava escrito, mas soava muito estranho.”
Nile Rodgers é alertado e o resto é história
Nile Rodgers disse que seu conhecimento de violão era tão limitado a ponto de considerar uma questão semelhante à embocadura – o encaixe da boca em instrumentos de sopro. Felizmente, o namorado de sua mãe um dia o ouviu tocando e apontou a afinação errada, ensinando como afinar direito. O resto é história da música.
Confira a entrevista completa de Nile Rodgers no podcast Shred With Shifty.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.