Mdou Moctar se tornou um dos maiores nomes internacionais da guitarra ao combinar música tuareg com Jimi Hendrix em álbuns incendiários e aclamados. Infelizmente, ele e mais três integrantes de sua banda se viram exilados de seu país natal, Níger, após um golpe militar no último dia 26 de julho ter derrubado o presidente eleito democraticamente.
Em meio a esse caos, as fronteiras do Níger foram fechadas – assim como instituições financeiras – e a banda se vê presa nos Estados Unidos sem ter como se manter temporariamente. A renda de turnê de Moctar normalmente é toda enviada para sua família na África, então a situação atual criou uma necessidade urgente.
O empresário do grupo, Dan Oestreich, montou uma página de GoFundMe para quem quiser ajudar os músicos nesse período complicado. O dinheiro arrecadado será utilizado para cobrir moradia de emergência, comida, custos de viagem e qualquer despesa de saúde criada enquanto não puderem retornar ao Níger.
O texto da campanha diz:
“Atualmente, a banda está presa nos Estados Unidos por tempo indeterminado. Os custos associados a encontrar moradia de emergência e despesas de vida para a banda enquanto eles estão presos aqui nos EUA são consideráveis, bem como indefinidos, já que não há prazo para a paz retornar à região. Como a atividade de turnê da banda regularmente sustenta suas famílias no Níger, esta estada prolongada nos EUA, infelizmente, desviará essa renda de seus dependentes. Esta campanha no GoFundMe está sendo criada para ajudar a fornecer a eles o que eles precisam para passar um tempo com segurança nos Estados Unidos enquanto esperam e veem quando poderão voltar para casa no Níger para se reunir com seus entes queridos.”
Enquanto isso, confira abaixo Mdou Moctar e sua banda tocando ao vivo em Niamey, capital do Níger.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.