A Crypta entrou pela primeira vez na parada americana Billboard. Com o álbum “Shades of Sorrow”, disponibilizado no início de agosto, a banda ficou em destaque em duas categorias diferentes do ranking.
Uma delas é a Top Current Album Sales, que elenca os discos recém-lançados mais vendidos no momento nos Estados Unidos, considerando apenas as vendas tradicionais – ou seja, de mídia física e downloads digitais. Projetos “antigos” não entram na conta, assim como os números de streaming. Nesse chart, a Crypta ocupa a posição 71, com mil cópias do “Shades of Sorrow” comercializadas.
A outra é a Emerging Artists, responsável por listar os “artistas em desenvolvimento” mais populares da semana, medindo seu desempenho como um todo (vendas tradicionais e streaming). Especificamente nesse caso, o grupo brasileiro conquistou o 41º lugar.
Em matéria publicada com os números divulgados, a Billboard declarou sobre a Crypta:
“A banda brasileira de death metal, de São Paulo, conseguiu sua primeira aparição nas paradas, graças ao seu segundo álbum de estúdio, ‘Shades of Sorrow’. Lançado em 4 de agosto pelo selo austríaco Napalm Records, o grupo estreia na 71ª posição da parada Top Current Album Sales, com mil unidades do trabalho vendidas. A banda lançou seu primeiro álbum, ‘Echoes of the Soul’, em 2021. O grupo também entra na 41ª posição da parada Emerging Artists. A Crypta é composta por Tainá Bergamaschi (guitarra), Luana Dametto (bateria), Jéssica di Falchi (guitarra) e Fernanda Lira (baixo/vocal).”
Ghost e Crypta
O sucesso da Crypta no exterior não se restringe somente às paradas ou às recentes turnês. A banda brasileira já recebeu elogios de um grande nome internacional: Tobias Forge, líder do Ghost.
Em declaração à revista britânica Metal Hammer, o sueco fez questão de exaltar o quarteto que vem se destacando cada vez mais na cena.
“A Crypta me impressiona! Fazem uma combinação legal de death e black metal, mas ainda são superacessíveis. Você consegue cantar junto com as melodias. Elas são fantásticas e as desejo tudo de melhor.”
Vale lembrar que a Crypta está escalada para abrir os próximos shows do Ghost em São Paulo. Com ingressos esgotados, as apresentações acontecem nos dias 20 e 21 de setembro, no Espaço Unimed. Serão as únicas em território brasileiro na atual turnê do grupo.
Sobre “Shades of Sorrow”
“Shades of Sorrow”, segundo álbum de estúdio da Crypta, saiu no último dia 4 de agosto. Em nota, Fernanda Lira destacou que há um “semiconceito” guiando as músicas.
“Descreve uma viagem pelas profundezas da nossa psique ao enfrentar duras batalhas. É uma viagem aos muitos tons de dor que às vezes temos que enfrentar enquanto lidamos com os desafios de nossas vidas. As músicas são uma perfeita e sombria trilha sonora para esta jornada.”
Sobre a Crypta
Fundada em 2019, a Crypta conta com Fernanda Lira (voz e baixo), Luana Dametto (bateria), Tainá Bergamaschi e Jéssica di Falchi (ambas nas guitarras). As duas primeiras fizeram parte da Nervosa, anunciando suas saídas em 2020.
Desde o lançamento de seu primeiro álbum, o grupo excursionou pelas Américas do Sul, Norte e Central, além da Europa. Jéssica di Falchi entrou para a formação em 2022, durante a turnê, após a saída da holandesa Sonia Anubis. “Shades of Sorrow” é o seu primeiro trabalho em estúdio com a banda.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.